15/09 10:11
A Secretaria de Administração Penitenciária, assinou de cooperação técnica com o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), nesta segunda-feira (13), no Palácio dos Leões, para pavimentação de vias públicas em cinco municípios.
Com o acordo assinado, as cidades de Parnarama, Presidente Dutra, Rosário, São Raimundo das Mangabeiras e Turiaçu recebem a doação de blocos de concreto confeccionados por meio do programa Trabalho com Dignidade, projeto idealizado e executado pela SEAP, que utiliza mão de obra carcerária para a feitoria das peças destinadas à pavimentação de ruas.
É por meio do material produzido nas fábricas de blocos sextavados que a gestão estadual executa, por exemplo, programas como o Mutirão Rua Digna.
Para o governador Flávio Dino, esse é o tipo de política pública que tem impacto direto na vida das pessoas. O governador lembra que o Sistema Penitenciário do Maranhão, antes conhecido como um “emanador de problemas”, hoje figura como um “emanador de soluções”.
“Essa talvez seja uma das referências mais eloquentes de como transformações políticas conseguem de fato fazer a diferença na vida das pessoas. Uma penitenciária, outrora, era um emanador de problemas. Hoje o Sistema Penitenciário, não obstante sua natureza permaneça a mesma, no sentido de instrumento de cumprimento de punições, mas ele virou um emanador de soluções. Soluções como esta que nós estamos vendo aqui, em que os municípios, no tempo de dificuldade, conseguem receber esses blocos de cimento, que segundo alguns gestores municipais sempre me dizem, é até mais eficaz que o famoso asfalto, uma vez que o bloco de cimento tem maior durabilidade”, pontuou Flávio Dino.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, destaca que dois objetivos da gestão pública são alcançados com a ação: a ressocialização de apenados de Justiça e a melhoria da mobilidade urbana nos municípios maranhenses.
“É de extrema importância participar desse projeto gigantesco do Governo do Estado, de calçamento de ruas e estamos participando ativamente. Ou seja, todos os blocos produzidos que irão calçar as ruas são feitos no Sistema Prisional. É bom saber que além de estarmos trabalhando a questão da ressocialização dos presos, nós estamos também ajudando na mobilidade urbana, melhorando a vida dos maranhenses”, frisou.
Os gestores municipais agradeceram a parceria com o Governo do Maranhão e comemoraram a possibilidade de ampliar investimentos em infraestrutura nas suas cidades, como sublinhou o prefeito da cidade de Rosário, Calvet Filho.
“Levar infraestrutura em parceria com o Governo do Estado é muito importante, o povo já espera há muito tempo. Rosário estava sucateada, mas graças a Deus estamos conseguindo uma excelente parceria com o governador Flávio Dino e estamos vencendo todas as dificuldades e superando todas elas com trabalho, porque a resposta sempre será o trabalho”, ressaltou o prefeito Calvet Filho.
Já o prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, falou sobre a contínua parceria com o governo do Estado em ações de pavimentação de vias urbanas da sua cidade.
“O governador sempre está surpreendendo a gente, com obras e mais obras, e com ideias. A gente só agradece. No início do meu mandato fiz um convênio com o governador para a execução de 20 km de calçamento e já fizemos mais de 200 mil metros de calçamento, e, agora, com esse blocos, vamos fazer muito mais”, disse o prefeito.
Fábricas no sistema prisional
Atualmente, o Maranhão possui 51 fábricas que utilizam mão de obra de presos de Justiça, para a produção de blocos sextavados de concreto.
Existe um duplo benefício social inerente ao projeto de confecção de blocos de cimento no sistema penitenciário: atender às necessidades do povo maranhense, e, também, trabalhar com as pessoas privadas de liberdade, que antes não tinham nenhum ofício e hoje estão inseridas nas fábricas de blocos.
————————————————————————————————————