O produto estava escondido dentro do calçado do envolvido. O produto está cotado em aproximadamente 3 milhões de reais.

O flagrante ocorreu durante o início da tarde de hoje (01), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal à altura do km 100 da rodovia BR 316, município de Santa Maria do Pará.

Os policiais pararam um veículo do tipo Hylux e durante o contato com o condutor, perceberam um nervosismo excessivo, o que culminou em uma revista completa no veículo, porém nada fora encontrado em seu interior. Também foi percebido que o condutor apresentava certa dificuldade para se locomover, quando indagado sobre respondeu que a bota que usava era nova e que estava fazendo calos. Os policiais pediram então para que o condutor retirasse as botas e acabaram encontrando, escondido no interior delas, cerca de 11,72 kg de ouro maciço. Após o flagrante o homem não soube explicar a origem do material nobre e também informou que não possuía qualquer documentação que pudesse explicar sua posse.

Com isso, o acusado recebeu voz de prisão pelo crime previsto na Lei Federal 8.176/91 Art. 2° Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.
Pena: detenção, de um a cinco anos e multa.

O homem, o veículo e o ouro foram encaminhados para sede da polícia federal na cidade de Belém.