A estratégia de atualização do sistema CGU-PAD do órgão foi destaque na categoria inovação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conquistou o segundo lugar no I Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Concorrendo com outros dez órgãos, a estratégia de atualização do sistema CGU-PAD da instituição foi destaque na categoria inovação.

O objetivo do concurso é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas corregedorias públicas em todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento das apurações de responsabilidade de agentes públicos e entes privados e a inovação processual ou tecnológica no combate à corrupção por meio de unidades correcionais.

E foi justamente isso que foi mostrado pela Corregedoria-Geral da PRF na ficha de inscrição, atendendo ao regulamento e conquistando a premiação. A estratégia de atualização do sistema CGU-PAD foi traçada pela Divisão de Suporte Técnico e Legislação Correcional e pela Divisão de Gestão e Logísca Correcional, ambas da Corregedoria-Geral da PRF. O projeto foi desenhado em outubro de 2019.

Criatividade, inovação, custo-benefício, efeitos positivos, simplicidade, replicabilidade e aderência as normas e padrões institucionais conferiram o caráter inovador da estratégia. A PRF apresentou uma solução nova para um problema histórico e comum a outras corregedorias no Poder Execuvo, que é a atualização do sistema CGU-PAD, na construção de um conjunto de ações integradas, tanto procedimentais como normativas.

Além do reconhecimento no concurso, a iniciativa inovadora trouxe para instituição uma otimização da atividade correcional, como facilitação na emissão de certidões disciplinares, a dispensa de encaminhamento de relatórios correcionais mensais e a disponibilização de uma plataforma de Business Inteligence – BI, o que facilita a gestão das atividades e a construção do conhecimento.

Assim, a estratégia de atualização do sistema CGU-PAD foi criada para: a universalização do acesso ao sistema; levantamento do passivo de processos a serem atualizados; atualização dos processos em curso; publicação de um arcabouço normativo para atribuição de responsabilidades e orientação quanto a atualização do sistema; realização de estudo estatístico para viabilizar o monitoramento dos processos; e monitoramento dos processos em curso e instaurados a partir de 2020.

De acordo com a CGU, a cerimônia de premiação ocorrerá assim que a situação de saúde pública se normalizar. Além da PRF, receberão o prêmio na categoria inovação a Caixa Econômica Federal, que conquistou o primeiro lugar, e a Corregedoria-Geral do Distrito Federal, na terceira colocação.

Confira a estratégia de atualização do sistema CGU-PAD que rendeu o prêmio a PRF clicando AQUI.