Policiais atuam no GRICS de forma voluntária com apoio médico e psicológico ao servidor durante a crise mundial de saúde do Coronavírus
O Grupo de Referência em Incidentes Críticos de Saúde (GRICS) é composto por servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com formação multidisciplinar na área de saúde, o grupo realiza o monitoramento e a triagem dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no âmbito da PRF.
O GRICS tem como objetivo principal estabelecer uma rede de apoio durante os afastamentos dos servidores, em que o grupo atua com suporte médico e psicológico. O grupo oferece acompanhamento durante todo o processo e segue até o momento em que o suporte não seja mais necessário.
Os PRFs que compõem o GRICS são médicos, farmacêuticos, psicólogos, psiquiatras, educadores físicos, odontologistas e fisioterapeuta. O GRICS atua em apoio à Coordenação de Saúde Ocupacional (CSO) desde o dia 23 de março, com a missão de oferecer suporte ao servidor durante a vigência da pandemia associada ao Sarscov-2.
Com o apoio do grupo, não apenas as ações de suporte individual aos servidores são de grande relevância, mas também o apoio à gestão da PRF na percepção da epidemia no seu quadro de servidores. O embasamento técnico do GRICS possibilita a tomada de decisões com base em dados específicos do órgão e ações assertivas na contenção da doença com reflexos na prestação de serviço à sociedade.
Para o coordenador do grupo, o PRF José Rossy e Vasconcelos Júnior, que é médico psiquiatra e farmacêutico, “a importância de uma estrutura de saúde na PRF é muito importante, não só em época de crise, mas no dia a dia, pra promover a saúde na rotina dos nossos policiais e já estarmos preparados para eventuais momentos de crise como o que estamos passando”.
A formação do grupo vinha sendo planejada há um tempo, mas a instauração da crise de saúde antecipou a necessidade de atuação do GRICS para uma resposta rápida ao incidente crítico de saúde que se estabeleceu. “Em menos de um mês, um trabalho ainda em planejamento teve que entrar em ação”, explicou José Rossy.
Foram 583 atendimentos entre 30 de março e 28 de abril, sendo 76,8% desses atendimentos para apoio médico e 13,2% para suporte psicológico, 9,9% foram de consultas à gestão do grupo.
Além dos números de atendimentos, o feedback direto e pessoal dos servidores que receberam o apoio, os gestores do grupo já pensam na ampliação da capacidade de trabalho do GRICS. A proposta é aumentar consideravelmente o suporte, já existe um canal de acesso ao servidor com um plantonista médico e um psicólogo, para teleatendimento pelo telefone (61) 2025-6550.
Confira os dias e horários de atendimento do GRICS:
Grupo de Gestão do GRICS: Diário das 07 às 23h, dois servidores/dia com revezamento e um supervisor.
Suporte Médico: Diário das 08 às 22h, dois servidores/dia com revezamento.
Suporte Psicológico: Diário das 08 às 22h, dois servidores/dia com revezamento.