A iniciativa busca despertar a sociedade em geral para a necessidade de reposição dos estoques de sangue de todo o país, devido a um efeito colateral da pandemia Covid-19, que se espalhou rapidamente pelo mundo, causando redução imediata no número de doadores

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciou nesta quarta-feira (22) a campanha “Desafio Sangue Solidário”, que tem por objetivo a promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana em meio à crise decorrente do Covid-19. A coleta de sangue está sendo realizada no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá – HEMOAP.

Neste período de emergência em saúde pública, houve uma redução significativa nos estoques de sangue de todo o país, causado pela medida de isolamento social imposta pelo governo para a prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus.

Uma vez que a crise na saúde pública atinge, de várias formas e diretamente, a população, ela é também em essência – uma crise humanitária.

Para que não haja um colapso nos atendimentos de emergência em todo país, é fundamental que pessoas saudáveis contribuam para a manutenção dos estoques de sangue.

Caso contrário, os pacientes hematológicos atendidos, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sobrevivência humana.

Sendo assim, leitos que deveriam estar disponíveis para os pacientes portadores do vírus da COVID-19 passam a receber pacientes hematológicos.

Para combater este problema, convidamos nossos policiais e todos aqueles que podem doar sangue para participarem do desafio.

A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Os cerca de 32 hemocentros do Brasil e de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue – estão preparados para receber as doações.

Todos esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição e aglomeração de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.

Na prática, a campanha consiste em os doadores desafiarem outras pessoas, estabelecendo uma verdadeira corrente de doação de sangue.

Os doadores podem desafiar outras pessoas, postando a doação e marcando o perfil @prfoficial no Instagram ou Twiter, com a # (hashtag) da campanha, os quais também desafiarão outras pessoas a participarem.

As hashtags da campanha são: #DesafioSangueSolidario e #PRF.

Os doadores devem informar, no local da coleta (hemobanco), que a doação é para a campanha “Desafio Sangue Solidário”.

A PRF agradece desde já a sua participação.