Encontros comunitários
 
 
J Roberto
G Souza
e Anderson Assunção

Na manhã de ontem (6), a cúpula da segurança pública do DF se reuniu no Palácio Tiradentes e partiu para dois encontros comunitários em Samambaia e com produtores rurais na região de Planaltina. Participaram da ação o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Daniel Lorenz, o comandante-geral da PMDF, coronel Rosback, o subcomandante-geral, coronel Suamy, o chefe do Estado Maior, coronel Barcelos, o comandante de Samambaia, tenente coronel Lima Filho e a diretora geral da Polícia Civil do DF, delegada Mailine Alvarenga.
Na QR 207/407 de Samambaia Norte, aconteceu a 1ª Ação Comunitária promovida pelo 11º Batalhão de Polícia Militar. O evento ofereceu jogos, apresentação de teatro, futebol e sorteio de brindes, doces e refrigerantes para as crianças da comunidade.
A ideia da realização da ação comunitária surgiu a partir da operação CHADASH desencadeada pela Polícia Militar no dia 19 de dezembro de 2010 com o objetivo de acabar com o tráfico de drogas na quadra 209 da cidade. A ação promoveu a restauração da praça central junto a Administração Regional de Samambaia para que realmente seja utilizada pela comunidade. A partir daí, será aplicado o modelo de policiamento comunitário de segurança.
Encontro com produtores rurais
 Após a ação comunitária em Samambaia, a cúpula da segurança pública foi até o Núcleo dos Produtores Rurais do Rio Preto, que fica numa área rural próxima a Planaltina, para um encontro com um grupo de produtores rurais do DF. No local foram discutidas as principais necessidades dos produtores, entre elas a viabilidade da implantação de um batalhão rural. Após as discussões, foi oferecido um almoço aos policiais.

  

 

 
Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=7478

Saiba mais sobre o paradigma da segurança cidadã e o policiamento comunitário:
http://aderivaldo23.wordpress.com/2011/01/30/o-policiamento-comunitario-na-perspectiva-do-paradigma-da-seguranca-cidada/#comment-3909