- PUBLICIDADE -

Um policial que assimilou o paradigma da segurança cidadã!

PCS 042 realiza parceria com Posto de Saúde
17/11/2010 16:10:00
 Comunicação Social
É a expressão que define bem a união entre o PCS 042 (Posto Comunitário de Segurança) junto ao Centro de Saúde nº. 04, localizado na quadra QR 512 em Samambaia Sul. Gerido pelo soldado Silas, o PCS 042 localiza-se na quadra QR 112, próximo a estação do Metrô, e somente neste ano tem promovido diversos eventos em prol da comunidade. Com mais de 2000 atendimentos, já foram realizadas aferição de pressão arterial, campanha de vacinação, medidas de combate à dengue, além de comemorações ao Dia das Mães e ao Dia das Crianças, propondo à comunidade mais do que segurança: informação e saúde.



Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=6765
Observação: Jamais deve-se confundir POLICIAMENTO COMUNITÁRIO com COMUNICAÇÃO SOCIAL. São completamente diferentes. O policiamento comunitário visa uma interação entre a polícia e a comunidade. Vai além do sentido de comunicação social…
O termo Segurança Cidadã começa a ser aplicado na Colômbia, em 1995 (Cf. Freire 2009) e, seguindo o êxito alcançado naquela localidade na prevenção e controle da criminalidade, este passa a ser adotado então por outros países da região. O conceito parte da natureza multicausal da violência, pois várias são as sua influências, não sendo apenas algo de responsabilidade da polícia, mas de toda comunidade, nesse sentido defende-se a atuação tanto no espectro do controle como na esfera da prevenção, por meio de políticas públicas integradas no âmbito local. Dessa forma, uma política pública de Segurança Cidadã envolve várias dimensões, reconhecendo a multicausalidade da violência e a heterogeneidade de suas manifestações. É importante ressaltar que uma intervenção baseada nesse conceito tem necessariamente de envolver as várias instituições públicas e a sociedade civil, na implementação de ações planejadas a partir dos problemas identificados como prioritários para a diminuição dos índices de violência e delinqüência em um território, englobando iniciativas em diversas áreas, tais como educação, saúde, lazer, esporte, cultura, cidadania, dentre outras.

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -