O prédio da Unidade de Internação Feminina do Gama (UFG) será reativado para acolher, isolar e tratar presos com suspeita de terem sido contaminados pelo novo coronavírus. A intenção é evitar a propagação da doença em âmbito prisional.
A destinação do prédio está prevista no Decreto nº 40.538, de 19 de março de 2020, publicado em edição extra no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (19/03).
Presos de qualquer natureza serão custodiados no estabelecimento pelo prazo da quarentena, observada a necessidade de isolamento protetivo sanitário daqueles que apresentarem os sintomas mais comuns da Covid-19.
A Secretaria de Saúde prestará, à Secretaria de Segurança Pública, o apoio material e de pessoal necessários para a execução do decreto.
O transporte de presos para audiências “observará os cuidados sanitários necessários, especialmente se o interno evidenciar os sintomas da infecção provocada pelo coronavírus”.
Outro prédio
Ao Metrópoles, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que, além da Unidade de Internação Feminina do Gama, um prédio da Secretaria de Justiça, na mesma região administrativa, que está quase pronto, será usado para acolhimento de menores.
Informações do Portal Metrópoles