- PUBLICIDADE -

Predominância militar!

Hoje tive a curiosidade de pesquisar os nomes dos Secretários de Segurança do DF e suas origens. Ao fazer isso confirmei algo que eu já sabia: A PREDOMINÂNCIA DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS em nossa secretaria. Sete (07) Coronéis, quatro (04) Generais e quatro (04) Civis – Resultado: Onze (11) para os militares e quatro (04) para os civis!
O que isso tem de importância para o debate sobre segurança pública?
Talvez para alguns nada, mas para mim demonstra um desequilíbrio, pois dos onze militares somente um era policial militar, e  permaneceu apenas dois meses, já os outros dez são todos do Exército Brasileiro!
Nessa época era compreensível tal desequilíbrio, pois havia uma grande confusão entre segurança nacional e segurança pública.
Nos dias atuais poderia haver um equilíbrio e divisão de responsabilidade entre as polícias militar, civil e corpo de bombeiros, no que se refere a divisão do poder na secretaria de segurança pública!
É necessário que nossos oficiais se especializem cada vez mais para estarem em condições de assumir a Secretaria, caso um deles seja convidado! Essa é uma tendência natural, pois a oportunidade surge para aqueles que estão preparados!
Não vejo problema nessa alternância de comando, mas sou totalmente contra a volta dos generais e coronéis do Exército!
sec 01
Fonte: http://www.ssp.df.gov.br/ (sugiro visitar o site para ver o ano e período de permanência de cada um)

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -