A Polícia Penal de Goiás realizou na manhã desta sexta-feira, dia 26/02, a primeira reunião do Programa de Governança institucional da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), com o objetivo de alinhar as ações para implantação e monitoramento do planejamento estratégico do órgão e dos projetos prioritários da instituição em consonância com as diretrizes do Governo de Goiás para a administração penitenciária goiana.
As reuniões de governança institucional serão realizadas semanalmente com a presença do Diretor-geral de Administração Penitenciária, Tenente-coronel Franz Rasmussen, do Diretor-Geral Adjunto, Aristóteles Camilo El Assal, superintendentes e gerentes da instituição, num cronograma já definido com pautas específicas. Em cada encontro será realizado um acompanhamento dos projetos que estão em desenvolvimento por cada setor da administração, nas três áreas macros: segurança penitenciária, gestão administrativa e reintegração social.
Para o Tenente-coronel Franz Rasmussen, a governança institucional é uma ferramenta importante de compliance público determinado pelo governador Ronaldo Caiado para todos os órgãos da estrutura pública do Estado e tem foco em resultados para a sociedade. “Vamos aprimorar cada vez mais os processos da Polícia Penal de Goiás, nessa perspectiva dos princípios basilares de eficiência e resultados determinantes do compliance público do governo. Durante as reuniões semanais, avaliaremos os planejamentos de entregas positivas permanentes”, disse o TC Rasmussen aos gestores presentes à reunião. Para ele, a gestão pública cada vez mais exige profissionalização dos processos para os resultados que a sociedade merece.
O Gerente da Assistência Policial Militar, Major Alex Jorge das Neves, explicou que o planejamento estratégico da Polícia Penal, estabelecido para próximo triênio, de 2021-2023, lançado pela instituição em dezembro passado, será usado como instrumento norteador pela gestão neste processo de governança institucional. “A ideia é colocar em prática a metodologia já traçada, amplamente discutida e planejada, buscar novas estratégias, enxergar gargalos e tomar decisões rápidas”.
Segundo a Superintendente de Gestão Integrada, Ana Carolina Abraão, o mapeamento estratégico será usado para obter resultados por meio do monitoramento e das boas práticas de gestão. “Esta é uma oportunidade ímpar. Temos apoio governamental para avançar em nossa estrutura organizacional”, ponderou.
Participaram da primeira reunião de governança institucional o Diretor-geral de Administração Penitenciária, Tenente-coronel Franz Rasmussen, o Diretor-Geral Adjunto, Aristóteles Camilo El Assal, o Gerente da Assistência Policial Militar, Major Alex Jorge das Neves, a Superintendente de Gestão Integrada, Ana Carolina Abraão, o Superintendente de Segurança Penitenciária, Leopoldo de Castro Coelho, o Superintendente de Reintegração Social e Cidadania, Leoni di Ramos Caiado Neto, e a Chefe da Seção Executiva de Resultados da Polícia Penal, Aline Rachel Gonçalves Costa.
Polícia Civil do Estado de Goiás
Comunicação Setorial