A Unidade Prisional Regional (UPR) de Palmeiras de Goiás, pertencente à 5ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), recebeu mais de mil livros doados pela editora Kelps para compor a biblioteca do local. Os livros serão utilizados pelos 22 custodiados que participam do programa de remição de pena pela leitura.
A remição de pena, conforme previsto na Lei de Execução Penal, possibilita oportunidades para que os detentos tenham novas experiências que agregarão em suas vidas, principalmente ao saírem do cárcere. Cada obra lida reduz quatro dias na pena, com limite de 12 livros lidos por ano. Sendo assim, cada preso pode ter até 48 dias remidos em sua pena, todos os anos, dentro desta modalidade.
De acordo com o diretor da unidade, Cláudio José, a remição de pena por meio da leitura causa um impacto positivo na dinâmica do sistema penitenciário. “Até o comportamento dos presos muda. O ambiente prisional fica mais calmo. Muitos chegaram aqui analfabetos ou semianalfabetos e saíram lendo perfeitamente”, conta.
Cláudio também ressalta que a partir da leitura, os presos adquirem mais cultura, ficam entretidos com as obras literárias e ocupam a mente. “A ressocialização viabiliza crescimento profissional quando os presos se tornam egressos, por conta das novas habilidades aprendidas”, ressalta.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial