Na semana passada, duas ações foram realizadas pela Gerência de Assistência Biopsicossocial da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Formosa e Aparecida de Goiânia. Na quinta-feira (17/6), o gerente da pasta, Sandro de Souza e Silva, se reuniu com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde de Formosa, no Presídio Estadual da cidade e nesta sexta-feira (18/6) foi realizada a imunização de 300 detentos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

Formosa
O objetivo do encontro na cidade foi traçar mais estratégias de combate à Covid-19 nos estabelecimentos penitenciários, promover a vacinação de toda a população carcerária e aperfeiçoar o atendimento médico aos custodiados nas unidades prisionais do município.

Segundo Sandro, na reunião foram acertados o fluxo de atendimento no Presídio Estadual e também a vacinação dos encarcerados. De acordo com ele, a vacinação ainda não havia sido iniciada em Formosa em razão da quantidade insuficiente de doses disponibilizadas pela prefeitura. “Contudo, após a reunião de ontem, ficou certo que a imunização terá início na próxima semana”, afirmou ele.

Na ocasião estavam presentes a superintende de Administração e Finanças do município de Formosa, bem como com a coordenadora de atenção básica.

Outro tópico estabelecido no encontro foi a disponibilização de um consultório odontológico móvel para realização dos atendimentos dos presos dos Presídio Estadual da cidade, ação promovida pela prefeitura.

Aparecida de Goiânia
A vacinação contra a Covid-19 — primeira dose — de detentos do local já havia sido iniciada anteriormente e teve continuação nesta sexta-feira, conforme a chegada dos imunizantes. Os critérios de prioridade (idade e comorbidade) entre os detentos seguem como parâmetros. A vacinação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade. A ação está em conformidade com as determinações do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Este acompanhamento constante realizado pela gerência nos presídios dos municípios goianos é fundamental para garantir a saúde de servidores e da população privada de liberdade.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO