A Unidade Prisional Regional (UPR) de Morrinhos recebeu, nessa quinta-feira (08/07), a visita de representantes do Poder Judiciário e da gestão de Planejamento da Prefeitura da cidade. Eles foram conhecer o projeto de ressocialização desenvolvido na unidade que resulta na fabricação de blocos de concreto. Na ocasião, foi firmada uma parceria entre os órgãos para que os custodiados fabriquem as peças para as obras da Prefeitura.
Atualmente 10 custodiados trabalham na fabricação dos blocos e produzem diariamente cerca de 900 unidades. Os detentos foram responsáveis pela produção das peças de concreto usadas em diversas obras, como a sede do Corpo de Bombeiros de Morrinhos e Caldas Novas, além de uma praça que ainda será inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado, em Caldas Novas.
O diretor da UPR de Morrinhos, Mozart Teixeira, explica que as peças de concreto passam por diversos processos até ficarem prontas. Os custodiados são encarregados de fazer a massa, colocá-la na betoneira, depois nas formas, em seguida induzir a compactação, escoamento, secagem e, por último, carregar o caminhão para que os novos blocos de cimento cheguem ao local onde serão fixados.
Além da remição de pena, os presos envolvidos neste projeto de ressocialização também são remunerados. Mozart Teixeira defende que essa ressocialização promove a inserção digna dos custodiados à sociedade. “Além disso, nos beneficia com parcerias entre outros órgãos e instituições, fazendo com que os laços sejam cada vez mais estreitos e favoráveis a todas as partes” complementa.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial