A Unidade Prisional Regional (UPR) de Novo Gama, pertencente à 3ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em parceria com o Poder Judiciário, implementou projeto de reciclagem e de artesanato como forma de remição de pena para os custodiados.

De acordo com o coordenador interino da 3ª CRP, Marcelo Abrão Abud, os internos da unidade de Novo Gama produzem em média 90 pulseiras por mês. “As linhas utilizadas na produção são fornecidas pelos parentes dos presos. Depois de prontas, as pulseiras são entregues aos familiares, que podem vender os produtos”, conta.

Já os reeducandos responsáveis pelo projeto de reciclagem, recolhem as marmitas e as caixas das bebidas após as refeições, e realizam a limpeza das embalagens. “Os materiais são colocados em sacos separados e entregues para uma empresa especializada em reciclagem”, explica Marcelo.

O diretor interino da UPR de Novo Gama, Thiago Moreira, afirma que os projetos promovem uma mudança positiva na vida dos presos e na rotina do presídio. “Com a implementação deles, o Estado consegue promover a reintegração social da população carcerária e os custodiados têm a oportunidade de trabalhar e diminuir sua pena”.

Os projetos de reintegração social e remição de pena fazem parte das diretrizes do Governo de Goiás e do Programa Goiás de Resultados, coordenado Vice-Governadoria, e são conduzidos com prioridade pela DGAP, com apoio da SSP, com o objetivo de manter os presos trabalhando e tornar o sistema penitenciário goiano mais produtivo.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO