A Unidade Prisional Regional Feminina (UPRFEM) de Paranaiguara, em parceria com a empresa de transporte ferroviário Rumo Logística, construiu uma estrutura para cobrir a horta orgânica que emprega mão de obra carcerária no estabelecimento penitenciário. Atualmente oito detentas trabalham no local e recebem remição de pena pelo serviço realizado.

As custodiadas cultivam diversas hortaliças e verduras, como alface, couve, rúcula, beterraba, rabanete e cheiro verde. A diretora da unidade, Marcia Tavares, conta que o projeto da horta começou há dois anos, mas somente recentemente, com o apoio da Rumo Logística, foi possível fazer a cobertura e melhorar a estrutura. “Eles cuidaram de tudo, forneceram mão de obra e todos os materiais necessários”, afirma.

A princípio a ideia era usar a produção da horta para melhorar a alimentação das internas. Porém, segundo a diretora, o resultado foi tão bom que hoje eles fazem doações toda semana. “Doamos cerca de 10 quilos de verduras para o lar de idosos da cidade semanalmente e pelo menos uma vez por mês separamos algumas doações para famílias em situação de vulnerabilidade social”, explica Marcia.

Desta forma, além de promover a redução na pena e a reintegração social das presas, dando condições para elas aprenderem um ofício, o projeto também contribui com ações sociais. “É muito positivo. As presas se sentem úteis e o contato com plantas funciona como uma terapia para elas. É gratificante ver como elas ficam feliz por esta oportunidade que vai muito além da remição de pena”, ressalta a diretora da unidade.

A horta orgânica da UPRFEM de Paranaiguara é mais um exemplo de que a parceria entre Estado e iniciativa privada traz bons resultados para toda sociedade. Com a contribuição da empresa Rumo Logística, as presas estão trabalhando em uma horta mais estruturada. Além disso, esta ação cria mais oportunidades para que elas não voltem a cometer crimes quando chegar a hora de retomar a vida em sociedade.

**Diretoria Geral de Administração Penitenciária**
**Comunicação Setorial**

Fonte: SEAP GO