Servidores da Seção Agropecuária da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) compareceram, na última segunda-feira (8/8), no Setor Continental para doar hortaliças cultivadas por custodiados no presídio e descobriram que uma das moradoras estava completando mais um ano de vida. Para a data não passar em branco, a comunidade utilizou alfaces, couves e cheiro verde como cenário para cantar o tradicional parabéns. Fato que comoveu e mobilizou os policiais que voltaram ao local, nessa quarta-feira (11/8), para uma festa surpresa.

Os servidores se uniram e levaram bolo, quitandas e refrigerante para comemorar o aniversário da jovem estudante de 22 anos. “Foi de apertar o coração quando vimos a cena. Então decidimos fazer essa ação, pois contribuir com o próximo não é apenas um ato de compaixão e sim uma forma de se colocar no lugar do outro. E a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária trabalha não somente dentro dos muros das unidades prisionais, a instituição visa abranger a humanização e o vínculo com a sociedade”, afirma a policial penal Soraia Pereira.

Soraia, que está a frente da Seção de Projetos de Empregabilidade da DGAP, também lembra que ações sociais como esta surgem dos projetos de ressocialização e causam impacto positivo dentro do sistema penitenciário e na sociedade. “A nossa função não é só a segurança e sim a reintegração do preso a partir das frentes de trabalhos, como o cultivo de hortaliças. Isso gera frutos para a comunidade, trabalhos satisfatórios e gratificantes”, frisa.

Situações como esta mobilizam tanto a gestão administrativa quanto os policiais e servidores operacionais. Por isso, a Polícia Penal vem intensificando suas ações sociais, que proporcionam grandes momentos e geram histórias emocionantes. “Enquanto pessoa é uma obrigação de cada um. A gente precisa doar um pouco de nós nessas situações, principalmente diante das dificuldades causadas pela pandemia. Essa ação trouxe um pouco do trabalho social que contribui muito com a sociedade”, reitera o policial penal Edir Gonçalves.

Durante a comemoração, a aniversariante agradeceu a festa preparada pelos servidores da DGAP. “Não esperava essa surpresa linda que fizeram. Quero agradecer de coração a Polícia Penal por me presentear desta forma”, ressaltou Isabela de Jesus.

A coordenadora de uma associação de moradores e grupo de alfabetização de jovens e adultos do qual Isabela participa diariamente disse que a surpresa tornou uma singela comemoração em um momento delicioso e maravilhoso. “O gesto da Polícia Penal vem trazendo diariamente melhorias para esta comunidade, seja na alimentação quanto no pessoal. São experiência incríveis”, evidencia Eudenice. “Nunca passou pela nossa cabeça que os policiais voltariam aqui para fazer isso. Essa dedicação torna a força policial um diferencial na segurança pública e na sociedade. Me sinto enriquecida com esses gestos”, finaliza.

Os vínculos criados entre os policiais penais e a comunidade surgem do compromisso do efetivo da DGAP com sua missão de levar conforto e dignidade para aqueles que precisam de qualquer tipo de apoio. A atuação da Polícia Penal não se restringe ao controle e disciplina dentro da presídios, contribuir com a sociedade no que for preciso também faz parte do trabalho.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO