A Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Tóquio (Japão) aconteceu nesta terça-feira (24) no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital japonesa. O imperador Naruhito, autoridade máxima do país, declarou oficialmente abertos os Jogos. Três japoneses levaram as tochas acenderam a Pira Paralímpica: Yui Kamiji, do tênis sobre cadeira de rodas), Shunsuke Uchida, da bocha, e Karin Morisaki, do halterofilismo.
Discursaram no evento, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons e a presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto
No desfile, o Brasil foi representado pelos porta-bandeiras o paraibano Petrúcio Ferreira, do atletismo, e a paulista Evelyn Oliveira, da bocha, medalhistas de ouro na Rio-2016. Eles representaram a delegação nacional composta por 260 atletas, sendo 164 homens e 96 mulheres.
Na apresentação artística, o evento contou com a performance de Karakuri, que é um teatro de marionetes, que envolveu dezenas de bailarinos. Posteriormente, foi a vez dos Agitos Paralímpicos aparecerem.
Além disso, tivemos a apresentação da “A Pequena Monoasa”, que foi interpretada pela japonesa Yui Wago, de 13 anos. Ela mostrou que todos podem voar.
A bandeira do movimento paralímpico foi hasteada ao lado da bandeira japonesa. O símbolo olímpico foi levado por atletas, que representaram os continentes e o país-sede. O colombiano Fabio Torres, do halterofilismo, foi o representante das Américas.