A Polícia Civil do Maranhão promoveu uma solenidade de encerramento do 6º Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), nesta sexta-feira (3), no auditório do Sebrae, em São Luís. O curso destinado a profissionais de segurança teve início no dia 1º de junho com uma turma de 34 alunos. Apenas 19 chegaram ao fim e se formaram.
Estavam presentes no evento, o secretário de Segurança Pública do Maranhão , Jefferson Portela ;o delegado geral de Polícia Civil do Maranhão, André Luís Gossain; o delegado-geral adjunto operacional, Danilo Veras; o delegado-geral administrativo, Márcio Araújo; o diretor do Centro Tático Aéreo(CTA), coronel Luís Magno; o diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão, Cristiano Fontenelle; do perito-geral da Perícia Oficial do Maranhão , Miguel Alves e do diretor do Centro de Inteligência de Segurança Pública , Jean Carvalho.
O COTE do Grupo de Resposta Tática (GRT) é reconhecido nacionalmente como um treinamento de alto nível, sendo altamente disputado com objetivo de habilitar profissionais da segurança pública a atuarem de forma eficaz em missões de alto risco, mediante abordagem de eixos éticos, técnicos, legais e com a utilização de táticas empregadas por unidades internacionais de operações policiais.
Antes do curso, foi realizada uma pré-seleção por meio do Teste de Aptidão Física(TAF), buscando selecionar os policiais mais bem preparados fisicamente. Somente após inscrição e aprovação no TAF, foi permitido ao candidato inscrever-se efetivamente para participar do COTE. Neste ano, 33 profissionais da segurança de vários estados se inscreveram para participar do curso.
Durante os 65 dias de curso, foram ministradas aulas de operações aéreas, mergulho, explosivos, operações com cães, direção veicular, manuseios de facas, noções de preservação de provas, noções de medicina legal, direitos humanos etc. Os alunos também participaram de operações reais com a Polícia Civil do Estado do Maranhão, efetuando vários cumprimentos de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão, tendo participado inclusive de operações que resultaram em prisões em flagrante delito com apreensão de armas de fogo e drogas.
O COTE 2021 teve uma carga horária de mais de 674 horas/aulas, sendo disparados pelos alunos dispararam mais de 15.000 tiros. Em C.Q.B. – invasão de residências, a especialidade do GRT, foram mais de 110 horas/aulas.
Durante o seu discurso ,bastante emocionado , o delegado-geral , André Gossain , relembrou de sua trajetória na Polícia Civil do Maranhão , destacando a criação do COTE e de sua contribuição para o sistema de segurança pública. Ele parabenizou os alunos que na sua visão, foram bravos em sua trajetória no curso,”Vocês não ganharam , vocês tomaram a condição de serem hoje ,os melhores” ,disse Gossain dedicando a mensagem aos formandos.
Os 19 formandos desta edição do curso são da Polícia Civil do Maranhão , Piauí, Santa Catarina, Pernambuco e Mato Grosso , além da Polícia Militar do Maranhão e do Centro Tático Aéreo(CTA).
O curso que se iniciou no dia 1º de julho de 2021, hoje se encerra, formando um grupo seleto, altamente treinado e bem disciplinado, composto por policiais equipados e treinados capazes de reduzir riscos associados as situações de emergência.