A Unidade Prisional Regional de Bela Vista de Goiás firmou, nessa terça-feira, 02/09, uma parceria com o Ministério Público (MP), Conselho da Comunidade em Execução Penal e Prefeitura Municipal. O projeto visa a construção de um galpão industrial no presídio, que compõe a 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Segundo o coordenador regional, policial penal José Cordeiro Rolim, durante a ação o MP e o Conselho da Comunidade serão responsáveis pela aquisição de maquinários, assim como, a prefeitura dará apoio técnico e insumos para a fabricação dos itens. Já o sistema penitenciário será responsável por disponibilizar a mão de obra carcerária , tanto para a construção do galpão quanto na produção dos itens.
O projeto visa a implantação de duas máquinas para a fabricação de artefatos de cimento e tijolos. “Como a prefeitura irá doar a matéria prima para a produção dos artefatos, os materiais confeccionados na unidade serão repassados para ela , assim terá destinos como praças, construções de órgãos públicos e municipais e beneficiar a sociedade por meio das melhorias públicas.” ressalta o diretor da UPR, policial penal Wolter Cursino.
O projeto de convênio será colocado em prática nos próximos meses. A construção será realizada com base no galpão industrial já em funcionamento na Unidade Prisional Regional de Morrinhos.
Assim, mais oportunidades de ressocialização estão cada vez mais aplicada na DGAP, reiterando a aplicação das diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado , com foco na reintegração social.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial