Goiás está entre os estados que mais vacinaram pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema penitenciário brasileiro. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), 14.933 presos goianos foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que equivale a quase 65% da população carcerária do Estado. Além disso, 2.706 já tomaram a segunda dose e 928 foram imunizados com a dose única, o que significa que 16% dos custodiados completaram o ciclo vacinal.
De acordo com levantamento dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Medidas Socioeducativas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais (GMFs), Goiás ocupa a 7ª posição no ranking dos estados que mais vacinaram a população carcerária com a primeira dose. O relatório mostra que o estado está à frente de Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Piauí, Acre, Maranhão, Amapá e Rio Grande do Norte.
Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, o sucesso da vacinação contra a covid-19 no sistema prisional goiano está relacionado ao empenho do Governo de Goiás em controlar o avanço da pandemia em todo Estado. “Estamos todos empenhados em garantir o maior número de vacinados e no sistema penitenciário não seria diferente. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a covid-19 e evitar o agravamento dos casos positivos. Ela é a nossa esperança de um retorno gradual à normalidade”, explica.
A campanha de vacinação avança no sistema penitenciário goiano a partir da interlocução da equipe da Gerência de Assistência Biopsicossocial e das direções das unidades prisionais da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) com as secretarias de Saúde, que são responsáveis pela aplicação das doses que chegam aos municípios.
Servidores e testagem
As estatísticas de vacinação dos servidores também são positivas. Ao todo, 4.018 servidores foram vacinados com a primeira dose e 2.410 tomaram a segunda dose, segundo o Depen. O levantamento dos GMFs aponta que Goiás é o terceiro estado que mais vacinou servidores com a primeira dose e o quarto que mais vacinou com a segunda dose.
O sistema penitenciário goiano foi um dos primeiros do país a vacinar os seus servidores. A inclusão das forças de segurança no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19 foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência de Goiás (COE-GO) e determinada pelo Governo de Goiás por meio da Resolução n° 030/2021, publicada no Diário Oficial no dia 24 de março. Os primeiros agentes prisionais foram imunizados em 29 de março.
Segundo o tenente-coronel Rasmussen, a vacinação dos servidores deu mais confiança para o efetivo continuar prestando seus serviços à sociedade. Ele também reforça que o trabalho de prevenção e controle dos casos dentro das unidades prisionais é diário. “Sempre que um servidor ou preso apresenta sintomas, ele é testado e isolado. Todas as unidades prisionais seguem as medidas de prevenção de forma rigorosa”, disse o diretor-geral.
A testagem ampliada tanto da população carcerária quanto dos servidores também coloca o sistema penitenciário goiano em posição de destaque. Ao todo foram realizados 16.110 testes, sendo 10.209 em presos e 5.901 em servidores, desde o início da pandemia. Isso coloca Goiás em quarto lugar entre os estados que mais testaram servidores e em sexto quando o assunto é testagem de presos.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial