A direção da Unidade Prisional Regional (UPR) de Pires do Rio se reuniu, nessa terça-feira (26/10), com todos os integrantes do Conselho de Segurança (Conseg) da Comunidade da comarca do município, para falar sobre parcerias que viabilizem o emprego de mão de obra carcerária na produção de itens têxteis para serem doados a hospitais, à prefeitura e também para creches e colégios da cidade.
Um dos pontos tratados na conversa foi a necessidade de ajustes na estrutura do presídio para que as atividades de ressocialização possam acontecer. A confecção dos itens têxteis, por exemplo, será possível a partir da reforma no galpão onde vai funcionar a indústria de corte e costura do presídio. Nesse sentido, foi discutida a verba proveniente do Ministério Público e do Poder Judiciário para realizar a obra.
De acordo com a diretor da UPR, Adalberto da Silva Magalhães, os detentos da unidade vão trabalhar na fabricação de lençóis para hospitais, uniformes para funcionários da prefeitura e também para creches e escolas. O custodiados envolvidos no serviço serão beneficiados com a remição de pena por dia trabalhado, conforme estabelece e Lei de Execução Penal.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial