A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em conjunto com a Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolve a Campanha Ser Mulher, nos presídios femininos de Goiás. A ação começou nos dias 26 e 27 de outubro, na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, e segue para as demais unidades prisionais.
Durante a campanha, estão sendo ofertados exames citopatológicos, que detectam alterações no colo do útero, palestras sobre autocuidado, atividades de educação, além de triagem para mamografias. As atividades são coordenadas pela Gerência de Assistência Biopsicossocial e visam garantir a devida assistência à saúde, conforme expressa a Lei de Execução Penal.
Segundo o gerente de Assistência Biopsicossocial, Sandro de Souza e Silva, a campanha é realizada em alusão ao Outubro Rosa, mês destinado ao combate e prevenção do câncer de mama. “Mas a ação vai além do câncer de mama ao considerar a integralidade da saúde da mulher privada de liberdade”, ressalta.
Sandro explica ainda que a previsão é levar a Campanha Ser Mulher para outras unidades prisionais. “As primeiras ações foram realizadas na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, mas estamos organizando para que a programação seja realizada em todas as unidades femininas da DGAP”, frisa.
O gerente de Assistência Biopsicossocial também ressaltou a importância do diagnóstico precoce nos casos de doenças mais graves, como câncer. “A agilidade no diagnóstico e a rapidez ao iniciar o tratamento são de suma importância. A prevenção é o melhor caminho”, pondera Sandro.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial