Elas seguem do lado ímpar da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB) e vão das Quadras Internas (QI) 25 a 29. Mais largas e modernas, as calçadas do Lago Sul começaram a ser refeitas para dar mais segurança e conforto a quem circula pela área. São 9,6 quilômetros de calçadas.
As obras já começaram pela QI 27 e seguirão por etapas de acordo com o planejamento da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), executora do projeto. Orçada em R$ 1,5 milhão, a intervenção é fruto de emenda parlamentar do deputado distrital Robério Negreiros.
“Seguimos firme trabalhando para que essas melhorias sejam realizadas em todas as cidades, oferecendo mais mobilidade e conforto aos cidadãos”Fernando Leite, presidente da Novacap
Administrador do Lago Sul, Rubens Santoro diz que agora está correndo atrás de recursos para estender as melhorias às QIs 3, 5, 7 e 15 — onde as calçadas também requerem recuperação. “Temos um grupo de moradores que usa esses trechos para fazer caminhadas, correr e andar com cachorros. Sem falar de quem trabalha por aqui e transita a pé até as paradas de ônibus. Por isso estamos correndo atrás dessas melhorias.”
Iasmin Santos, 28 anos, é auxiliar de sala em uma escola infantil da QI 28. Para pegar o ônibus de volta ao Paranoá, onde mora, ela caminha pela calçada do outro lado da rua até chegar à parada na QI 27 — onde já enfrentou muitos contratempos antes de a passagem ser recuperada. “Agora melhorou demais. Antes tinha umas pedras e a água empoçada em dias de chuva molhava os pés de quem precisava passar aqui”, lembra.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, reafirma o compromisso do GDF com as obras de infraestrutura para levar mais qualidade de vida para a população. “Seguimos firme trabalhando para que essas melhorias sejam realizadas em todas as cidades, oferecendo mais mobilidade e conforto aos cidadãos.”