O quadro de servidores da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) ganhou, nesta sexta-feira (03/12), mais 47 novos policiais penais. A solenidade de formatura da 7ª turma do Curso de Formação de Policiais Penais de 2021 ocorreu na sede da DGAP e da Escola Superior da Polícia Penal (ESPP). A cerimônia foi marcada por muito entusiasmo e empolgação dos novos servidores.

A solenidade contou a presença do diretor-geral de Administração Penitenciária em substituição, Aristóteles Assal, o assessor-geral da Polícia Civil, delegado Murilo Polati Rechinelli, a capitã Regiane Cavalcante, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), doutor Klayton Carneiro Caetano, além do gerente de Ensino da DGAP, Leyber Alves Soares e superintendentes da Administração Penitenciária.

Durante a cerimônia, o diretor-geral de Administração Penitenciária em substituição, Aristóteles El Assal, falou da importância de integrar o sistema penitenciário goiano e da responsabilidade dos novos policiais penais no combate ao crime. “Vocês farão parte de uma transformação no sistema penitenciário e na Polícia Penal. É a primeira turma que forma com a nomenclatura do cargo, de fato e de direito, policial penal. Contem com todas as forças policiais que estão presentes para apoiá-los nesta trajetória que vocês iniciam hoje”, afirmou Aristóteles.

Aristóteles também salientou que a conduta, a lealdade, o companheirismo e a lei são essenciais para fortalecer a carreira dos novos policiais penais. “Em cada turma que forma, a gente vê uma especificidade diferente. A de vocês foi a vibração. O principal significado de ser policial penal e trabalhar nesta instituição é a lealdade. Com o passar do tempo, vocês vão perceber que lealdade vai levar vocês a caminhos que poucas pessoas alcançarão”, destacou. “Sejam bem-vindos! Que a caminhada de vocês seja repleta de sucesso”, acrescentou.

Conhecimento

O gerente de ensino Leyber Soares também reforçou a importância do conhecimento. “A formação inicial e continuada de nossos policiais sempre será o maior investimento na carreira destes profissionais. O empenho em manter a instituição unida é essencial para o sucesso da Polícia Penal. Senhores, se respeitem, sejam cordiais uns com os outros e sejam resilientes”.

Leyber também aconselhou os novos policiais a viverem a experiência de trabalho na carceragem como uma oportunidade de crescimento. “Acredito que a formação dos senhores vai se finalizar nos blocos, alas e corredores das nossas unidades prisionais. É no plantão que se separa o joio do trigo. É onde se descobre a quem você pode confiar sua vida e isso com tempo vai se tornar de extrema importância para seu futuro e sobrevivência na carreira e dentro da instituição”, disse o gerente.

No discurso de agradecimento, o orador da turma, José Mendes de Melo Neto, destacou o compromisso dos formandos com a Polícia Penal. “Todos nós trazemos bagagens e personalidades diferentes, mas unidos por um único vínculo: a bravura e vontade de pertencer a esta instituição. A vontade de vencer fez com que trilhássemos o caminho do estudo, da disciplina e dos ensinamentos policiais”, ressaltou. “Uma polícia forte não se faz apenas com um, mas sim com o espírito de corpo. Nós aprendemos a nos solidarizar e honrar o nosso próximo”.

Durante a solenidade, os policiais penais José Mendes de Melo Neto e Herllison Martins de Oliveira foram homenageados pela sétima turma.

Fotos: DGAP

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO