A Unidade Prisional Regional (UPR) de Itauçu, pertencente à 2ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), completou, na última quinta-feira (02/12), cinco anos de bons resultados no combate ao crime. O presídio realiza a custódia dos detentos das comarcas de Araçu, Itauçu e Taquaral de Goiás.
A unidade prisional, que antes era de responsabilidade da Polícia Militar do Estado de Goiás, registra números positivos. Desde que passou a ser gerido pelo sistema penitenciário goiano, o presídio não registrou nenhum caso de fuga ou morte de custodiado.
“O rigor nos procedimentos realizados pelos servidores e a capacitação destes profissionais demonstram os preceitos do sistema penitenciário para garantir a correta aplicação da execução penal”, ressalta o coordenador da 2ª CRP, Márcio Antônio de Oliveira.
O diretor do presídio, Hailton Correa, destaca que os servidores trabalham com foco na ordem e disciplina, para proteger a sociedade e combater o crime. “Há dois anos e meio, durante as revistas rotineiras, não são encontrados aparelhos celulares e instrumentos que coloquem em risco a segurança”, garante.
Remição de pena
Um dos pontos fortes da Administração Penitenciária é a ressocialização da população privada de liberdade. Neste contexto, a unidade prisional desenvolve diversos programas de reinserção social como artesanatos, hortas e viveiros comunitários, além da remição de pena por leitura.
Atividades que contam com a participação de 80% dos presos do estabelecimento penitenciário. “Eles têm oportunidades de experiências profissionais que irão garantir o próprio sustento após o cumprimento da pena judicial. Um recomeço de forma digna”, diz Márcio Antônio.
As ações de ressocialização são garantidas graças à união do sistema penitenciário com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Poder Judiciário e Ministério Público local. “O Projeto Arvoradas doa mensalmente centenas de mudas de árvores nativas para a população. Qualquer pessoa pode procurar a unidade para retirar as mudas”, reitera o diretor Hailton Correa.
Os números positivos da unidade vão ao encontro do conjunto de medidas estabelecidas pelo Governo do Estado, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGPA, no que tange a administração penitenciária com a garantia dos princípios básicos.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial