Quantos policiais militares terão condições de se eleger em 2018 no DF?

Nas próximas eleições a capacidade máxima de votação e “canalização” de votos em federal é de somente um candidato.

Resposta aos ataques nas redes sociais

O texto de ontem: Somente dois candidatos da PMDF tem condições de serem eleitos em 2018 gerou muitos debates nos grupos espalhados nas redes sociais. Muitos candidatos ficaram indignados com minha análise. Alguns foram até grosseiros comigo, mas cada um só pode dar aquilo que têm. Fatos como estes só provam o que sempre digo:
O problema na PMDF não é o excesso de “lideranças” ou de “candidatos”. O problema na PMDF é a falta de lideranças com  credibilidade para representar seus liderados. 
Como o assunto é importante e instigante darei continuidade. Fazendo uma análise mais profunda verifiquei a relação de policiais militares que concorreram na última eleição. Um deles teve até uma boa votação, mas como utilizava o nome de pastor, somente depois verifiquei que tratava-se de um colega policial militar.
Gosto muito de Pareto e de sua Teoria do 80/20. Eu a utilizo para muitas coisas. Percebi que os 14 primeiros colocados, que representam 25,92% do total de candidatos policiais militares, obtiveram 84,01% de todos os votos direcionados aos candidatos policiais militares, ou seja, de um total de 66.987 votos, 56.281 votos foram direcionados para 14 policiais. O restante, 10.706 votos, foram direcionados para 74,07% dos candidatos com menos de mil votos cada.
Grafíco votação PM mais de mil planilha
Para melhor visualização preparei um gráfico que poderá nos dar uma melhor visão da distribuição dos votos:
Grafíco votação PM mais de mil
Entendo que para elegermos um candidato na próxima eleição os eleitores deverão necessariamente canalizar sua votação para no máximo três candidatos da PM, pois 66.987 (considerando que todos os votos foram de PM´s ou familiares) dividido por três daria prontamente para eleger três deputados distritais, com 22.329 mil votos e um deputado federal.
Nas próximas eleições a capacidade máxima de votação e “canalização” de votos em federal é de somente um candidato. Vindo mais de um candidatos poderá naufragar os dois.
Grafíco votação PM menos de mil
O grande ponto que precisa ser observados é a grande quantidade de policiais militares com votação abaixo de mil votos. Praticamente 80% estão nesta condição.
Particularmente, eu divido em dois grupos: Aqueles acima de 100 votos e aqueles abaixo de 100 votos. Esses dois grupos totalizam 10.706 votos, quantitativo suficiente para eleger um distrital, diluídos em pequenas porções.
Grafíco votação PM mais de 100 planilha
Outro ponto importante é a quantidade de Policiais Militares Femininas candidatas. Muitos partidos necessitam completar as nominatas por questões legais e acabam convencendo as policiais militares, que só podem filiar no período das convenções, a lançar candidatura. A única vantagem para elas é o “período de folga”, para a maioria, ou alguma promessa de cargos no futuro.
Grafíco votação PM menos de 100 planilha
Para elegermos pelo menos um deputado distrital precisamos nos organizar urgente. Focar nossas energias em no máximo três candidatos, procurar as melhores coligações, aquelas que realmente tenham condições de eleger alguém, e, não desperdiçar os votos naqueles que declaradamente desejam “apenas” a folga. Muitos não levam a sério a política, mas é ela que define nossas vidas. Infelizmente, quem não gosta da política é governado por aqueles que gostam. É possível mudar esse quadro. Contem comigo no que for preciso.Vamos avante!
Aderivaldo Cardoso