A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Escola Superior da Polícia Penal (ESPP), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, promoveu, nessa sexta-feira (28/01), o 1º Sarau da Polícia Penal de Goiás. O evento aconteceu na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, e contou com a presença de autoridades e servidores da instituição. A cantora goiana Maíra Lemos abriu a programação.
Durante a solenidade de abertura do evento, o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, falou sobre a participação dos servidores penitenciários na missão de proteger a sociedade. “Nós da Polícia Penal vamos avançar sempre, independe da dificuldade, essa é uma marca da Polícia Penal. E o governador Ronaldo Caiado teve a sensibilidade de reconhecer a importância da Polícia Penal para segurança pública. Em todas as falas do nosso governador e do nosso secretário, Dr. Rodney, eles fazem questão de ressaltar a importância da Polícia Penal para redução dos índices de criminalidade no Estado”.
Josimar Pires também disse que o Sarau da Polícia Penal é um momento cultural muito importante para a instituição. “É uma oportunidade de interagir. Saímos do ambiente carcerário, que pode ser carregado, pesado e cansativo, para conhecer o trabalho dos nossos colegas e aproveitar esta oportunidade aqui”. Ele ainda destacou os investimentos realizados no sistema prisional. “Os investimentos que estão sendo feitos aqui vão fazer que logo sejamos a melhor Polícia Penal do país. Vamos disputar com todas as demais, mas quem não sonha nunca vai conquistar um objetivo maior; e esse é nosso objetivo”, projetou.
Segundo o secretário de Estado de Cultura, César Augusto de Moura, o 1º Sarau da Polícia Penal faz parte da programação da retomada na área cultural, que está sendo realizada pelo Governo de Goiás de forma consciente e planejada. “Este é o primeiro de muitos e vamos ver se a gente navega por todos os espaços da Secult. Tem espaço da Secult em Pirenópolis, Goiás e Morrinhos; estão todos à disposição de vocês”.
O gerente de Ensino da DGAP, Leyber Soares, fez a abertura do evento, agradecendo todos os envolvidos na organização. Ele ressaltou o fato de a Polícia Penal ser comandada por um servidor de carreira pela primeira vez ao relembrar a história da instituição até os dias atuais. “A luta foi árdua, mas sobrevivemos com honra, e tenho certeza que honramos todos os ex-comandantes que por aqui passaram, com trabalho e dedicação. Aproveito para registrar nossos agradecimentos a eles, que sem sombra de dúvidas deixaram um grande legado e ensinamentos a todos nós. Creio que aprendemos com os melhores”, disse.
O Sarau da Polícia Penal teve apresentação de artes marciais com Rafael Arantes Godinho e Roberto Lourenço ; apresentação de dança com Roberta Priscilla Honorato Ferreira; e show dos cantores Paulo Guilherme Maldonado Bueno, Miriam Tereza Pereira Ramos, Rodrigo Almeida de Sousa, Mikhael Gomes Tavares e Helio Cristiovam da Rocha. Além da exposição de livros de Jiulliano de Sousa Costa, esculturas de caveira de Lélio Oliveira Arantes Filho, e pinturas a óleo de Valteir Francisco Mendonça e Edineu Alves Magalhães.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial