A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Gerência de Produção Agropecuária e Industrial (Gepai), estabeleceu dois convênios com a Prefeitura de Morrinhos para viabilizar o emprego de cerca de setenta custodiados da Unidade Prisional Regional (UPR) de Morrinhos. Na manhã desta quarta-feira (02/02), houve uma reunião para as tratativas do acordo, que contou com a presença do prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme, da gerente da Gepai, Alline Scaglia, do coordenador da 4ª Regional, José Cordeiro Rolim, e do diretor da UPR, Arlindo Rodrigues.
No encontro, o prefeito autorizou a cooperação por meio da qual serão criadas cinquenta vagas para que presos dos regimes semiaberto e aberto trabalhem nas frentes de trabalho da própria prefeitura. Postos de trabalho da Secretaria de Infraestrutura de Morrinhos são exemplos de cargos que podem ser preenchidos com mão de obra carcerária, com serviços relacionados a obras e conservação da cidade.
Além dessa colaboração, outra parceria existe entre as duas instituições. A Prefeitura de Morrinhos fornece materiais para a produção de pavers e blocos de concreto, atividade que emprega vinte detentos do regime fechado da unidade prisional. Uma parcela dos itens produzidos é direcionada à prefeitura, para serem empregados como bancos de praças e no isolamento de bueiros. Outra parte da produção é revertida para a estrutura do próprio estabelecimento penitenciário e utilizada na reforma e manutenção do local.
Na UPR de Morrinhos, o trabalho de ressocialização também é realizado por meio de uma horta cultivada pelos detentos do presídio. Todas as hortaliças produzidas são doadas a asilos e creches da cidade.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária — DGAP
Comunicação Setorial