Neste mês, as ações de atendimento médico e odontológico à população privada de liberdade têm sido aperfeiçoadas na Unidade Prisional Regional de Goiatuba. Com isso, atividades como consultas, atendimento médico diário, acesso a exames dentro do próprio estabelecimento penitenciário, testagem para a Covid-19 e realização de palestras com temáticas de saúde são possibilitadas.
As ações fazem parte do Programa Saúde Prisional, iniciativa que partiu de recursos disponibilizados pelo Governo de Goiás. Neste sentido, foi viabilizada a parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Goiatuba e a Gerência de Assistência Biopsicossocial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). O programa foi implementado em novembro de 2021 e as melhorias têm sido executadas desde então.
A equipe de profissionais que atua no consultório é composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal. As consultas acontecem de segunda a sexta-feira. Além de proporcionar uma assistência individual e mais especializada, os atendimentos no próprio estabelecimento penitenciário também contribuem para a redução de custos aos cofres públicos, uma vez que evitam o deslocamento e a escolta de presos às unidades hospitalares e clínicas externas.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária — DGAP
Comunicação Setorial