Foi realizada, nesta terça-feira (22/02), em Goiânia, a reunião para a apresentação do Plano de Trabalho para a elaboração do novo Plano Estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), com vigência de 2022 a 2031. O ‘kick off meeting’ ocorreu na sala de situação do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), na sede da pasta, e reuniu representantes de todas as forças de segurança que compõe a Comissão Especial de Trabalho, instituída pela Portaria n° 0123/2022.
O novo planejamento irá substituir o Plano Estratégico do decênio 2012-2022 e deverá nortear as instituições de Segurança Pública no desempenho de suas atividades. O documento será elaborado de forma conjunta entre representantes de todos os órgãos que compõe a pasta, estabelecendo estratégias, políticas, planos e programas, servindo como instrumento de melhoria contínua da gestão. Na abertura do encontro, o titular da SSP-GO, Rodney Miranda, destacou que o Plano Estratégico 2022-2031 deverá estar alinhado com o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), por meio da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).
“Nós fizemos ali uma base, que tem que ser respeitada por todas as unidades da federação, logicamente sem entrar na autonomia e na competência de cada uma delas, mas uma base que permitisse que o próximo gestor pudesse continuar os trabalhos, com os ajustes necessários”, lembrou o secretário de Segurança Pública de Goiás, que auxiliou à época na elaboração do Susp.
Segundo o chefe da pasta, a construção do planejamento estratégico contribui para a continuidade das ações de gestão e que tem “reflexo importante para a prevenção e o enfrentamento da violência”. “O trabalho da segurança pública, como o da saúde, perpassa mandados e gestões. Por isso é necessário fazer um trabalho muito bem fundamentado, para que os próximos gestores que nos sucederem possam já ter uma diretriz a seguir”, completou.
De acordo com o presidente da Comissão Especial de Trabalho e Gerente de Captação de Recursos da SSP-GO, Coronel QOC BM R/R Carlos Borges dos Santos, o Plano de Trabalho irá conter o cronograma do projeto; consulta pública (pesquisa a ser realizada com o público interno e externo); objetivos, estratégias e iniciativas; missão, visão, valores e fatores críticos de sucesso; e, o documento final (Plano Estratégico), que norteará os programas e projetos das forças de segurança até 2031.
Além dos membros da Comissão, participaram ainda do kick off meeting os membros do Comitê de Validação, que assinaram na ocasião o Termo de Abertura do Projeto. Dentre eles, o chefe da SSP-GO, Rodney Rocha Miranda; o Subsecretário da Segurança Pública, Agnaldo Augusto da Cruz; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Renato Brum dos Santos; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Alexandre Pinto Lourenço; o Diretor-Geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires Nicolau Nascimento; o Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo; e o Superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz.
Fotos:SSP
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás