A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPGO) estreitaram esforços para melhorar o sistema de execução penal no Estado, de modo a assegurar o devido cumprimento da pena e avanços em todo o sistema penitenciário goiano.
Mecanismos para aperfeiçoar a parceria foram discutidos na manhã desta terça-feira (8), durante café da manhã festivo com as detentas e policiais penais na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, em Aparecida de Goiânia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
“A CDH e a DPGO têm uma função muito importante em relação aos direitos humanos. Tenho certeza de que a parceria que estamos construindo vai melhorar, significativamente, a execução penal em Goiás. Os senhores e senhoras têm toda a reciprocidade da Polícia Penal”, afirma o diretor-geral da DGAP, Josimar Pires.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Larissa Junqueira Bareato afirmou que a OAB-GO é parceira da DGAP. “Vamos trabalhar muito. Nós estamos confiantes no sucesso do novo comando da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. Estaremos juntos. Vamos unir inteligência, estratégias, dignidade e respeito em favor do sistema penitenciário goiano”, explica.
Durante o café da manhã, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPGO) anunciou que, no próximo dia 25, estará no presídio para fazer uma nova revisão dos processos das detentas. A DPGO também apresentou o projeto Meu Pai Tem Nome, uma ação nacional de trabalho entre todas as Defensorias Públicas do Brasil, que visa promover gratuitamente o reconhecimento de filiação.
Café da manhã festivo
Além da manhã festiva na Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, que contou, inclusive, com apresentação do coral das detentas, a DGAP também organizou café da manhã festivo em outras unidades prisionais do Estado, para as presas.