O Grupo Antissequestro (GAS), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou nessa terça-feira (19/4) a Operação Blackout Wire, que culminou com o cumprimento de dois mandados de prisão temporária e dois de busca domiciliar em desfavor de dois homens, tendo em vista a prática de cinco crimes de furtos de fios de cobre em desfavor de estabelecimentos comerciais de Goiânia, Aparecida de Goiânia e DF. Apurou-se que os investigados são autores de furtos de fios de cobres ocorridos na empresa Copel, no dia 18/06/2021, no bairro Santa Genoveva; furto no Condomínio Viva América, dia 26/09/2021; furto às empresas Metalcort e Masterusinagem, dia 06/10/2021, na avenida Cotovia, Setor Santa Genoveva; furto ao Supermercado Santos, dia 28/11/2021.
Da investigação e da prisão
Após investigação, foi possível identificar os autores, bem como o automóvel utilizado por eles na prática dos crimes. Tendo em vista os fortes indícios de autoria e materialidade dos crimes de furto qualificado, representou-se pelas medidas cautelares de prisão temporária e busca domiciliar, que após serem deferidas foram cumpridas ontem. O cumprimento dos dois mandados de prisão ocorreu no bairro Capuava, em Goiânia. No momento da prisão, os investigados estavam em posse de uma grande quantidade de fios de cobre, possivelmente, furtados em Samambaia (DF), que foram guardados dentro do porta-malas de um veículo.
Durante o cumprimento do mandado de busca domiciliar, na residência do segundo investigado, no Setor Nova Esperança, Goiânia, foi encontrado um cachorro em situação de maus-tratos, razão pela qual ele também foi autuado por maus-tratados de animais. Os dois investigados serão indiciados pela prática de quatro crimes de furtos qualificados e associação criminosa e o segundo autor também será indiciado pelo crime de maus-tratos de animais.