Com investimentos de R$ 1,2 milhão da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil (seção Goiás) e Conselho da Comunidade, o Governo de Goiás inaugurou a reforma e ampliação da Unidade Prisional Regional de Uruaçu, no Norte goiano, na manhã desta quinta-feira (30). A UPR recebeu melhorias nas áreas de infraestrutura, segurança, saúde, educação e administrativa.
Os investimentos propiciaram a abertura de 91 novas vagas para detentos, construção de 145 camas, cinco celas de triagem e cela para prisão civil, quatro novas salas de aula (capacidade para 60 custodiados), sala para professores, auditório, espaço lúdico para crianças (brinquedoteca), laboratório de informática (20 computadores), unidade básica de saúde com consultório odontológico, sistema de videomonitoramento (32 câmeras), ampliação do muro externo, implantação de cartório 24 horas e refeitório para os servidores, dentre outras melhorias.
“Essas parcerias são caminhos importantes para aumentarmos os investimentos no sistema penitenciário goiano. E estamos colocando recursos não apenas na segurança das unidades prisionais, mas também no ensino e capacitação dos apenados”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires. “Uma de nossas missões é cumprir a efetiva execução penal e reintegração do custodiado à sociedade. É uma missão difícil para a Polícia Penal, mas que vem sendo cumprida”, emenda.
Para o diretor-adjunto da DGAP, Firmino José Alves, a integração das forças e parcerias com os conselhos da comunidade trazem resultados sólidos para a comunidade. “Por meio destes parceiros, estamos conseguindo benefícios nas unidades prisionais de todo o Estado. Quem ganha com isso é a sociedade, que vê a redução dos índices de criminalidade.”
Diretor da Unidade Prisional Regional de Uruaçu, Márcio Moreira agradeceu aos parceiros pelo investimento. “Mesmo com nosso empenho e dedicação, sem essas parcerias, com certeza, a DGAP não teria avançado na reforma e ampliação da unidade. Essa união entre sociedade, poder público, Judiciário, Ministério Público e demais forças de segurança estão transformando o sistema penitenciário goiano.”
Secretário do Conselho da Comunidade da cidade, o advogado Magno Rocha Vasconcelos lembrou que as melhorias são fundamentais não apenas para a execução penal dos custodiados, mas também para que os policiais penais trabalhem com qualidade e dignidade. “Sempre gosto de dizer que a união faz a força. E essa inauguração é exemplo disso. Tudo o que estamos vendo aqui, só foi conquistado graça ao empenho de todos.”