O Governo de Goiás promoveu um avanço significativo na assistência à saúde em todas as regiões do estado. Segundo a Secretaria da Saúde (SES-GO), a rede pública estadual cresceu com a construção, inauguração e funcionamento de novas unidades, além da ampliação de leitos, consultas, exames e cirurgias de alta complexidade em diferentes municípios goianos.
Esses avanços são fruto de investimentos robustos na área da saúde e da implementação da Regionalização da Saúde, que busca aproximar o atendimento de excelência das residências dos goianos. Somente em 2024, foram destinados R$ 5,6 bilhões à saúde estadual, incluindo obras, aquisição de equipamentos médicos, tecnologia, inovação e fortalecimento de serviços municipais.
O fortalecimento da rede estadual incluiu a abertura de novas unidades hospitalares em locais estratégicos. Em 2018, Goiás contava com 17 hospitais estaduais; atualmente, são 24 hospitais e seis policlínicas, todos administrados por organizações sociais ou da sociedade civil.
Entre os destaques está o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), inaugurado em Águas Lindas de Goiás após 20 anos de espera. Com 164 leitos, incluindo 40 de UTI, a unidade atende a população da Região do Entorno do Distrito Federal, oferecendo serviços como obstetrícia, cirurgia, clínica médica, pediatria, e atendimento multiprofissional.
Reformas e ampliações
O Governo também investiu na reforma e ampliação de hospitais como o Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. No Hetrin, a construção de um novo pronto-socorro triplicará a capacidade de atendimento, aumentando de 56 para 149 leitos.
Já no HGG, a ampliação adicionou 81 novos leitos, incluindo 49 na Agência Transfusional e 32 na Unidade de Transplantes. Além disso, o Ambulatório de Medicina Avançada foi revitalizado, e o hospital passou por melhorias no sistema de climatização e em 36 consultórios.
Em Formosa, o Hospital Estadual (HEF) terá sua capacidade triplicada, passando de 85 para 298 leitos, com a construção de novos setores, como pronto-socorro pediátrico e adulto, ala psiquiátrica e centro cirúrgico.
Complexo Oncológico de Referência
Outro projeto de destaque é o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em fase final de construção, com mais de 70% das obras concluídas. O complexo, que ocupará uma área de 44 mil metros quadrados, terá 148 leitos e será um dos maiores do país dedicados ao tratamento humanizado de câncer.
A primeira fase do hospital é voltada ao público infantojuvenil, com leitos, espaços de lazer para pacientes e acomodações humanizadas para famílias.
A unidade contará com tecnologia de ponta, incluindo um equipamento de ressonância magnética instalado diretamente no centro cirúrgico pediátrico, sendo o segundo hospital do país a adotar esse recurso para atender pacientes com câncer de forma ainda mais especializada.
Saiba mais
Saúde realiza contratação temporária de profissionais
Saúde adverte sobre importância de intensificar combate ao Aedes aegypti no período de férias
Saúde em Goiás avança na oferta dos serviços de telemedicina
HCN terá 1ª usina solar da rede estadual de saúde
Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás