A Equipe Destaque da semana traz uma nova nomenclatura no âmbito da Polícia Militar, para atendimentos específicos e é composta pelo sargento Daniel e o cabo Nascimento que pertencem ao Grupamento de Pronto Emprego. O GPE foi criado com um intuito em especial, oferecer uma rápida e ágil resposta às manifestações que ocorrem nas áreas centrais de Brasília.
O grupamento é um tipo de policiamento diferenciado, sobretudo por atuar em situação de emergência para preservar a ordem e o patrimônio público, além de resguardar à incolumidade física dos manifestantes. Composto por 16 integrantes altamente capacitados nesse tipo de situação, o GPE, atua na região em que se localiza o 3º e o 6º Batalhão, Setor de Áreas Isoladas Norte e dentro do Congresso Nacional respectivamente.
A equipe destaque é responsável por diversas ocorrências em destaque, na região central da capital federal, dentre elas um flagrante de roubo, do qual obteve êxito em frustrar uma tentativa de roubo que ocorria em quadra da Asa Norte. Os autores foram presos e, no momento da prisão, a equipe teve conhecimento que se tratava de simulacro e que as vítimas ficaram ilesas.
A outra ocorrência trata-se de resgate de reféns em manifestação, nesta, índios fizeram reféns dois funcionários de empresa privada que prestavam serviço a Novacap. Em posse de arcos e flechas, os manifestantes sequestraram um caminhão da empresa privada e determinaram que os funcionários dirigissem para dentro da aldeia. Chegando ao local, os mantiveram em cárcere privado. Ao tomar conhecimento, os policiais deslocaram até a aldeia e por meio de negociação resgataram as vítimas.
Em outra ocasião, policiais do grupamento souberam que uma senhora estava prestes a cometer suicídio com arma de fogo, dentro de um apartamento em uma quadra da Asa Norte. Ao chegar no local, os policiais convenceram a moça de desistir da ideia, recuperaram a arma de fogo, em seguida a vítima foi atendida pelos bombeiros.
Segundo o comandante da equipe, sargento Daniel, o diferencial da equipe é a “capacidade de atuar em diversas modalidades de policiamento por meio da pró atividade e experiência policial”, e finaliza, “ser policial é muito mais que ser operacional. É aproximar a sociedade da nossa corporação. Já pensou se cada policial trouxer um cidadão por mês para o nosso lado?”.
Fonte: PMDF – Texto de Karina Linhares