A Diretoria-geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Superintendência de Gestão Integrada (SGI) do órgão, apresentou, nesta terça-feira 25/08, durante reunião em videoconferência, como será desenvolvida na instituição, a partir dessa semana, a nova fase do Programa de Acompanhamento da Produtividade (Promove), do Governo de Goiás, em execução em todos os órgãos do executivo estadual, com o objetivo de mapear atividades e entregas de cada departamento do órgão. Participaram da reunião remota gerentes e chefes de setoriais da DGAP. O Programa é realizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).

De acordo com a SGI da DGAP, Ana Carolina Rezende Abrahão, quem coordenou a videoconferência realizada, por determinação do Governo de Goiás, a Sead deu inicio à fase de estruturação dos mecanismos que darão norte para a futura avaliação de produtividade dos servidores. Trata-se de uma ação que já estava prevista no cronograma de instalação do programa, em execução desde 2019, mas que está sendo desenvolvida neste momento, especialmente, pelo advento do trabalho remoto em algumas atividades administrativas do Estado. Neste sentido, por hora, o que ocorrerá será o mapeamento de entregas e atividades por departamento em teletrabalho, em consonância com as atribuições previstas no regulamento do órgão, a partir da análise dos aspectos de impacto, tempo e complexidade. Na DGAP, gerências e setoriais realizarão a tarefa prevista.

As informações de cada área administrativa serão disponibilizadas em planilhas já desenvolvidas, no quais os campos deverão ser preenchidos com exatidão e alta responsabilidade por cada chefia. Para tanto, a Sead colocou à disposição uma servidora para tutoria da tarefa na administração penitenciária e a SGI também elegeu uma servidora interna para a mesma tarefa com o acompanhamento direto de cada departamento no preenchimento dos dados necessários. “Fizemos um agendamento para que cada chefia do órgão possa realizar a tarefa sob o monitoramento técnico da instituição, no sentido de tirar dúvidas e resolver qualquer dificuldade que ocorra durante a execução da atividade para que possamos cumprir essa fase com excelência”, explica Ana Carolina. De acordo com ela, fases posteriores do Promove ainda serão realizadas e, ao final, a Sead terá um sistema eletrônico de monitoramento e qualificação da produtividade em todos os órgãos do Estado.

Para o Diretor-Geral de Administração Penitenciária, Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, o Governo de Goiás demonstra um zelo expressivo e vanguardista com a qualidade do serviço público entregue ao cidadão. Para ele, o Promove reflete essa preocupação. “Mais do que nunca não há mais espaço para o empirismo na gestão pública e esse governo tem se esforçado para criar as ferramentas e mecanismos para a transformação real da administração com foco na alta qualidade do serviço para o público, conforme a sociedade merece. A DGAP, diante desse contexto, busca se organizar, internamente, à altura da exigência do governo para o alinhamento com as diretrizes determinadas”, afirma ele.

A fase atual do Promove deve ser concluída em duas semanas. Durante esse período as chefias se debruçarão sobre os procedimentos fundamentais à realização da aferição periódica da produtividade do seus setores administrativos, por meio da metodologia de acompanhamento das atividades e resultados. O objetivo é direcionar de forma eficiente o desenvolvimento do profissional, aprimorando sua performance para melhor atender ao a sociedade quanto às entregas públicas que a DGAP tem a obrigação de realizar. O público-alvo são gerentes, superintendentes, diretores, chefes de setoriais, dentre outros equivalentes da estrutura básica e complementar dos órgãos e entidades do Estado.

Fotos: DGAP

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte SEAP GO