Durante a realização dos procedimentos operacionais de revista nos itens deixados na Cobal (Dia em que os familiares levam materiais de higiene, limpeza e alimentação para os detentos), os servidores da Unidade Prisional Regional (UPR) de Catalão, pertencente a 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária(DGAP), interceptaram a entrada de porções de substância esverdeada análoga à maconha no presídio, nessa quarta-feira, 28/10.
Os ilícitos estavam escondidos em temperos prontos para macarrão instantâneo sendo flagrados pelo rigor durante revista. As características das embalagens dos temperos estavam fora dos critérios aceitos nos ambientes prisionais.
Diante dos fatos , a jovem que é esposa de um dos custodiados do presídio, recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil do município onde foi para as providências legais que o caso requer.
Procedimento administrativo interno foi instaurado para apuração do fato e aplicação das sanções disciplinares ao detento destinatário do ilícito, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP). Os materiais interceptados estão à disposição das autoridades policiais competentes para os fins adequados, na forma da lei.
O rigor nos procedimentos realizados pelos servidores da UPR vai ao encontro das diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP para a Segurança penitenciária em ambientes prisionais goianas.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial.