22/11 8:00
Atualmente são 67 internos inseridos em 3 frentes de trabalho por meio da parceria do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), com a Defensoria Pública do Estado (DPE), para fabricação de 602 móveis planejados, reforma de 18 contêineres marítimos para funcionar os Núcleos Ecológicos (Econúcleos), e a revitalização do prédio onde funciona o Núcleo do Consumidor (Nudecon).
Com a parceria entre os órgãos, já foram produzidos 507 móveis projetados em mdf, por 40 internos que trabalham na fábrica de móveis, para mobiliar 6 Econúcleos e 1 núcleo.
“A Defensoria Pública do Estado tem sido uma das instituições parceiras com a Seap para que possamos cada vez mais dar oportunidade de trabalho e qualificação às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s). E com este apoio está sendo possível que os internos trabalhem em três frentes: marcenaria, reforma e revitalização de prédios públicos”, disso Murilo Andrade, secretário da Seap.
Inclui na lista os econúcleos da Área Itaqui Bacanga 64; Morros 48; São João dos Patos 24; Penalva 71; Cururupu 24; Governador Nunes Freire 24; Zona Rural na unidade do Sesi/Senai (km 04, BR 135), 24; o núcleo de Execução Penal (NEP) 89; a sala de atendimento da DPE com 39, instalada no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, e mais 100 descansa pés.
A parceria também é bem vista pelo defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, tanto pela humanização quanto pela qualificação. “A parceria promove não só a ressocialização, mas ao mesmo tempo prepara o interno para retornar a sociedade com uma profissão e com a possibilidade de ser reinserido no mercado de trabalho. É importante destacar, que também conseguimos economicidade ao Estado com o uso da mão de obra carcerária”, disse o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos.
Estão ainda em fase de produção 95 móveis para 3 econúcleos e 1 núcleo, que são os núcleos ecológicos da Zona Rural 24, Grajaú 24, São Mateus 24, e o núcleo de Direitos Humanos – NDH 23.
15 custodiados trabalham na reforma de 9 contêineres marítimos para uso nas unidades dos Econúcleos. Para implantação de uma unidade são utilizados 3 contêineres, onde os internos estão realizando serviços de solda, colocação de piso, pintura, forro e instalação elétrica.
Ao todo, a DPE já possui em funcionamento 6 núcleos ecológicos que foram reformados pelos internos, 1 em São Luís, que fica na área Itaqui Bacanga, e 5 em cidades do interior, entre elas: Morros, Penalva, São João dos Patos, Colinas e Cururupu.
No Núcleo do Consumidor-Nudecon, no bairro do Renascença, 12 internos trabalham na revitalização do prédio, que possui 3 pavimentos. Estão sendo realizados por eles serviços de pintura, alvenaria, instalação elétrica e hidráulica, colocação de refrigeração com ar condicionado, forro e divisórias de ambiente.
—————————————————————————