A Polícia Penal de Goiás assinou convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), no último dia 22 de dezembro, para implantação do escritório social/patronato em Goiás.

O objetivo do escritório social/patronato é realizar o atendimento de demandas psicossociais, jurídicas e pessoais dos egressos e pré-egressos do sistema penitenciário estadual, adotando as metodologias do Programa Justiça Presente. A intenção é fornecer aos egressos uma rede de apoio que permita sua reinserção na sociedade, após o cumprimento da pena, diminuindo a reincidência.

Entre as atividades oferecidas está prevista a capacitação profissional e estímulos para inserção no mercado de trabalho por meio de parcerias, fomentar a economia solidária objetivando a criação de cooperativas de egressos voltadas para produção, e até mesmo a concessão do ‘auxílio liberdade’ caso haja necessidade.

O convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública prevê um investimento de aproximadamente 735 mil reais, com contrapartida de 1% do Governo de Goiás, que será investido na estruturação física do escritório, incluindo uma sala de aula onde serão ministrados cursos, biblioteca, área administrativa e de atendimento, sala de reuniões e de apoio para advogados, entre outras despesas. Este valor também prevê o pagamento do auxílio egresso.

A implantação do escritório social/patronato é mais uma ação da Polícia Penal de Goiás que está alinhada com as medidas estabelecidas pelo Governo de Goiás, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, para a reintegração dos custodiados e melhorias no sistema penitenciário goiano.

Polícia Penal Goiás
Comunicação Setorial
Instagram: @policialpenalgo.oficial e @dgapgoias
Youtube: Polícia Penal Goiás Oficial
Facebook: @dgapgoias
Twitter: @PoliciapenalGo e @dgapgoias

Fonte: SEAP GO