Há quase 12 anos, a Polícia Militar da Paraíba conta com o Centro de Equoterapia (CEqPM) que tem por missão buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, utilizando o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Neste ano de 2021, as atividades do Centro retornaram no fim do mês de janeiro e já contam com 35 participantes de todas as idades.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação, equitação e tem como objetivo reintegrar pessoas com deficiências físicas e psicológicas à sociedade, uma vez que as atividades são realizadas em um ambiente natural, rico em estímulos que promovem a sensação de bem-estar. A equipe do CEqPM é composta por terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equitadores e seus auxiliares, que são policiais militares. Os profissionais atendem os praticantes na busca de melhorias nas suas condições no âmbito físico, social e psicológico.
“O tratamento é indicado para crianças, adolescentes ou adultos que apresentem dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, de aprendizagem e relacionamento, ou ainda que tenham características de timidez extrema ou hiperatividade. Um dos resultados são os ganhos emocionais e físicos”, explicou o major Gleidistone Cavalcanti, comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Além disso, segundo o oficial, a equoterapia permite uma melhoria na qualidade de vida não só dos seus participantes, como também dos familiares.
Após a suspensão das atividades no ano passado, devido a pandemia da Covid-19, o Centro se reestruturou e voltou a atender 35 pessoas entre profissionais de segurança pública e familiares. Os protocolos de distanciamento social, utilização de máscaras e álcool contra o coronavírus não foram esquecidos, e seguem sendo obrigatórios.
O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba funciona no Parque de Exposição Henrique Vieira de Albuquerque Melo, sede do Regimento de Polícia Montada Coronel Calixto, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.