- PUBLICIDADE -

As três fases na vida de um líder!

O Blog Policiamento Inteligente foi criado por uma necessidade de um palco. Um espaço para produzir “mudanças positivas” na Corporação. Durante aproximadamente três anos tenho sido “proselitista”, como um pregador em uma igreja. Prego a necessidade de uma “mudança cultural” em nosso meio, ou seja, uma “desmilitarização cultural”. O objetivo aqui é formar lideranças policiais.
No último domingo, em minha igreja, ouvi algo que me abriu os olhos. Foi sobre as estações de fé em nossa vida. Descobri que “as estações mudam quando descobrimos novas verdades em nossas vidas.” As estações em minha vida estão mudando, espero que mude também em sua vida, caro leitor. 
 Tudo que necessitamos já está nas mãos de alguém. Precisamos ser competentes ao ponto de sabermos o que desejamos, aonde está aquilo que desejamos e o mais importante: Como conquistar aquilo que desejamos. Tal conquista é por meio da “Lei da Transferência”, existente em nossos relacionamentos. Por isso, precisamos valorizar nossos relacionamentos, não criticando aqueles a nossa volta.
 Aprendi cedo a nunca ser rebelde. Devemos nos posicionar sem precisar desmerecer o outro, o “ataque” pode ser as idéias divergentes, nunca as pessoas. O poder já existe, ele somente pode ser transferido, ou seja, legitimado. Muitas vezes o que precisamos está perto de nós, e é por meio da “Lei da compensação” agindo em nossas vidas que receberemos tudo aquilo que nos falta. O tempo será o fator primordial no final, pois ele traz consigo a “Lei do reconhecimento.”
É muito “filosófico”, mas isso pode ajudar aqueles que buscam o conhecimento e o aprimoramento em suas vidas. Mesmo sendo um “estafeta”, ou seja, um garoto de recados dentro da Corporação atualmente, posso ver o valor dessas leis em minha vida. Não importa o que você faz, mas sim o que realmente sabe que é.
A riqueza de um homem (micro) ou de uma instituição (macro) é medida pelos homens poderosos a sua volta. É isso que define o grau de poder de influência de um homem ou instituição. Precisamos aprender isso. Não nos esquecendo que “aqueles que incomodam são isolados na política.”  Por isso, a importância de sermos sábios em nossa atuação. Devemos nos posicionar, persistir em busca de nossos objetivos, sem sermos rebeldes ao ponto de não sermos respeitados. Ao aprendermos tais lições poderemos nos fortalecer enquanto indivíduos e enquanto instituição.
A última lição aqueles que desejam ingressar na arte de liderar é que existem três fases na vida de um líder:
1) Na primeira fase ele é subestimado. Essa é a fase onde ele mais cresce e se desenvolve!
2) Na segunda fase ele é ignorado. Essa é a fase onde ele aprende sobre a solidão do comando!
3) Na terceira fase ele é superestimado. Essa fase é a mais difícil, mas ele já aprendeu a absorver os golpes da vida. Nessa fase as pessoas já estão vendo o que ele pode tornar-se e começam a tentar impedí-lo. Não olham para ele vendo o que ele é, mais sim, o que ele será. É a fase onde os inimigos são revelados. Novamente tentam isolá-lo, mas assim como surgem os inimigos, também se revelam os verdadeiros amigos. Surgem três grupos nessa fase: Os que o amam, os que o odeiam e os indiferentes. Nessa fase ele se consolida.
Para concluir minha fala de hoje, gostaria de agradecer aos amigos do PDT e do PSB, em especial seu presidente e o SGT XAVIER, atual Ouvidor da Ceasa, membro da Chapa CABE PARA TODOS, pela força dada para resolver alguns “conflitos internos”, envolvendo minha pessoa. Agradeço também o Chefe da Casa Militar e o Comandante-Geral pelo empenho. A polícia mudará quando nós mudarmos! As “forças ocultas” continuam agindo, tentando impedir que eu atinja meu objetivo, mas acredito que “tudo coopera para o bem daqueles que amam ao Criador” e que “Tudo posso Naquele que me fortalece.”
Em resumo: “Um homem que se dobra diante de Deus não se dobra diante de outros homens”. Entrei para ser soldado, o que vier é lucro. Sou feliz fazendo o que faço, isso é o que importa.

“Sucesso é acordar de manhã

…Não importa quem seja

…Onde você esteja

…se é velho ou se é jovem 

É sair da cama porque existem coisas importantes que você adora fazer, nas quais você acredita, e em que é bom.

Algo que é maior que você, que você quase não aguenta esperar para fazer hoje.” (Whitt Hobbe)

Saiba mais sobre o assunto:

http://aderivaldo23.wordpress.com/2011/07/31/teoria-da-conspiracao-ou-erro-da-burocracia-omissao-ou-perseguicao-um-escravo-em-busca-da-carta-de-alforria/

http://aderivaldo23.wordpress.com/2011/09/27/dois-pesos-duas-medidas/

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -