- PUBLICIDADE -

Como desenvolver sua liderança a partir de qualquer ponto da organização?

Hoje gostaria de indicar um livro que fala sobre liderança em todos os níveis. Em nossa cultura militar fomos formados acreditando que a liderança está focada no cargo, mas acredito em outra escola que diz: “Nem todo chefe é líder, assim como, nem todo líder é chefe.” Acredito que liderar é influenciar, sendo assim, nós policiais também podemos liderar as comunidades onde atuamos, pois temos: Poder, autoridade e legitimidade para atuar em seu meio.
Precisamos conquistar a sua confiança, fortalecendo este poder, esta autoridade e esta legitimidade. A polícia precisa de chefes líderes, mas a sociedade precisa somente de líderes, não podemos atuar como chefes em seu meio, em razão disso, precisamos ser líderes em todos os níveis! Precisamos aprender a arte de liderar, ou seja, a arte de influenciar pessoas. É isso que irá transformar nossa instituição!
A polícia preventiva é uma polícia mediadora de conflitos. No futuro a tendência é que tenhamos mais mediações que confrontos. Nesse caso, liderar será fundamental. É hora de fazermos a transição de uma polícia de confronto (de guerra) para uma polícia de conflitos (mediadora). É a prevenção se antecipando a repressão.

Em O Líder 360°, o palestrante e especialista em liderança John C. Maxwell mostra como 99% da liderança na maioria das organizações é exercida a partir do médio escalão da estrutura corporativa e dá dicas para aumentarmos nosso poder de influência a partir de qualquer nível hierárquico.
O título faz referência a 360 graus porque o foco do livro é ensinar a liderar para todas as direções, cima, baixo e para os lados.

  • liderar para cima: aliviar a carga de seu chefe; fazer o que os outros não querem fazer; saber quando recuar e quando avançar.
  • liderar para os lados: complementar seus colegas de mesmo nível hierárquico; ser flexível deixando prevalecer a melhor idéia.
  • liderar para baixo: dar atenção para seus seguidores; retransmitir a visão; recompensar os resultados.

Inteligente e prático, recomendo a leitura desse livro como um investimento na sua carreira.

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -