Ultimamente tenho me dedicado ao silêncio. Tenho aprendido que o homem faz planos, mas cabe a Deus definir se tais “projetos” serão ou não executados. Uma coisa é certa: não somos deuses, não temos o controle de nossas próprias vidas, devemos aprender, sendo capazes de conviver com as “ingovernabilidades” em nossa vida. Devemos ter foco, nunca desistindo deles, mas tudo tem seu tempo e o seu modo, a sua maneira, de acontecer. Devemos acreditar e lutar sempre por nossos ideais.
Sempre afirmei que a mudança deve ocorrer do MICRO (Individual) para o MACRO (Coletivo) e não ao contrário. Devemos fazer a nossa parte, primeiro tentando nos tornar melhores enquanto pessoas, somente depois enquanto instituição. Se somos MEDIOCRES enquanto pessoas, seremos também enquanto INSTITUIÇÃO ou GRUPO.
Recentemente resolvi fazer um investimento em minha vida. É a eterna busca pelo aperfeiçoamento. Como EX-instrutor de Chefia e Liderança, resolvi assistir a uma palestra de dois grandes palestrantes: HOMERO REIS (Branca de Neve e os Sistemas Gerenciais) e PAULO STORANI (Construindo uma Tropa de Elite). Ambos fizeram-me refletir muito sobre nossa instituição e sobre minha própria vida.
HOMERO REIS ao iniciar sua palestra discorreu sobre a grande competência que normalmente nos falta: A SABEDORIA. Nos explicou sobre o “Caso Salomão” e nos deu alguns princípios que venho sempre tentando convencê-los da sua importância para tornarmo-nos pessoas melhores e posteriormente uma grande instituição. Os pontos importantes apontados por ele:
1) Coloque as pessoas antes das coisas – Pessoas nós cuidamos e acolhemos, principalmente quando se utiliza o slogan: SERVIR E PROTEGER;
2) Precisamos ser capazes de fazer. Precisamos compreender que não valemos por aquilo que sabemos, mas sim por aquilo que fazemos;
3) Precisamos ser íntegros em nossos relacionamentos (trabalho). Existem coisas em nossa vida que não são e não podem ser “mercantis”
4) Precisamos nos reconciliar com a nossa história – Precisamos nos conhecer, pois quando aprendemos a reconciliar com a nossa história abrimos portas. Aquele que não tem o que esconder não tem o que temer. Não pode existir nada em nossa história que nos envergonhe. Precisamos nos confrontar, nos aperfeiçoar.
Ele dá a seguinte definição de liderança:
LIDERANÇA É A CAPACIDADE QUE VOCÊ TEM DE SUPERAR AS EXPECTATIVAS DENTRO DO GRUPO. Quem faz o que ninguém espera, superando as expectativas, torná-se líder. Liderança está intimamente ligada a: SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVAS.
PAULO STORANI faz uma palestra sob a inspiração do filme “TROPA DE ELITE” onde ele estabelece a relação entre a realidade do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da PMRJ) e das empresas e atividades do mundo corporativo. As maiores lições deixadas por ele foram:
TODA “TROPA DE ELITE” ESTÁ FUNDAMENTADA NA VONTADE DOS SEUS MEMBROS, a primeira regra é não convidar ninguém, todos devem ser voluntários e devem pagar um preço alto para permanecer na equipe. Durante a seleção crie ambientes desconfortáveis, depois escolha os melhores entre os voluntários. Nos momentos de crise mostramos quem nós somos. As crises surgem para serem gerenciadas. O segredo está na: SELEÇÃO, PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DA MISSÃO.
FUNDAMENTOS DO SUCESSO DAS TROPAS DE ELITE:
1) SELEÇÃO RÍGIDA;
2) TREINAMENTO RÍGIDO;
3) CONTROLE RÍGIDO DE PERFORMANCE: CONDUTA, QUALIDADE E RESULTADO.
Outro ponto importante que serve tanto para o MICRO quanto para o MACRO é:
1) DETERMINAR O OBJETIVO – DAR UM VALOR A ELE – DEFINIR A MISSÃO;
2) PLANEJAR A MISSÃO – ESTRATÉGIAS E TÁTICAS;
3) PREPARAR A EQUIPE – MOBILIZAR E CAPACITAR;
4) EXECUTAR O PLANO – DISCIPLINA E EXCELÊNCIA;
5) AVALIAR OS RESULTADOS.
Quem colocar tais práticas em sua vida pode considerar-se sábio. Sucesso a todos! Estou me recuperando da perda e da dor. Espero voltar em breve a falar sobre nossa Corporação, pois exige estudo e dedicação. No momento é crescimento e fortalecimento interior.
Para nossa reflexão:
Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. (Provérbios de Salomão)
Missão dada é missão cumprida! Vá e vença!
- PUBLICIDADE -