- PUBLICIDADE -

Polícia Militar do DF tem novo comandante – É hora de cautela e sabedoria.

Não há dúvida de que muitas coisas estão mudando em nossa Corporação. É uma mudança ainda muito sutil, apesar das críticas da imprensa estamos amadurecendo. Em pouco tempo aprendemos a mobilizar, a debater e estamos começando aprender a negociar. É muita coisa se olharmos para onde estávamos há uns cinco anos. Evoluímos muito, mas ainda temos muito a evoluir. Precisamos de maturidade política, equilíbrio e sabedoria. Agora mais do que nunca.
Se alguém nos contasse que em cinco anos teríamos dois realinhamentos, que os blogs nos dariam voz e que as redes sociais em geral fariam tanto alarde, que praticamente todo o efetivo teria nível superior, que mobilizaríamos dez mil policiais em praticamente duas assembléias seguidas, que um secretário de segurança pública viria pessoalmente liberar o policiamento pedindo empenho e que um movimento reivindicatório “derrubaria” um comandante-geral três meses após sua posse, com certeza ninguém acreditaria. A polícia está mudando porque nós estamos mudando. Creio que iremos mudar muito mais.
Nossos policiais estão cada vez mais esclarecidos. Não vivemos mais a luta entre classes como tínhamos antigamente. Agora o debate é no mundo das idéias. Estamos evoluindo. Iremos evoluir muito mais. Oficiais e praças já debatem abertamente suas idéias. Isso é uma quebra de paradigmas profundo dentro do sistema. Fruto do Estado Democrático de Direito.
O momento é de sabedoria e cautela. Em breve teremos um novo comandante, para alguns um linha dura. Particularmente para a organização polícia militar creio que o Coronel Suamy será um bom nome. É técnico, tem um bom currículo, é habilidoso politiciamente, é focado no ensino, é bem aceito na “Acadêmia (Universidade),  mas temos que ficar atentos neste momento, pois ele também é legalista. Todo cuidado é pouco neste momento, principalmente para os mais novos. O sistema aqui é “bruto” e neste momento de crise a tendência é que se torne ainda mais. Os regulamentos continuam vigentes. Sabedoria é tudo. Sabedoria é mais que inteligência. Precisamos saber disso. Sabedoria é a habilidade de usar a inteligência.
Para quem não conhece o novo comandante vejam o seu perfil:
O coronel Suamy Santana da Silva, 50 anso, está na Polícia Militar há 30 anos. Ele é casado e pai de cinco filhos. Bacharel em direito e pós-graduado em administração pública, é considerado um policial linha dura. Entre as dezenas de cargos que ocupou, o oficial comandou a Academia de Polícia Militar do DF e exerceu a chefia do Estado Maior da corporação, além de atuar como subcomandante-geral. Antes de assumir o posto mais alto da instituição, era secretário adjunto de Segurança Pública do DF. Desde 1997, trabalha em atividades de docência em polícia comunitária e em direitos humanos nas academias e nos centros de formação de policiais militares, civis e federais.

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -