Um esforço conjunto vem cruzando o Plano Piloto para deixar as ruas limpas e ordenadas. Nesta semana, as equipes do GDF Presente se uniram à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e à Administração Regional do Plano Piloto para recolher lixo verde nas asas Norte e Sul. Nos dois primeiros dias da força-tarefa, quarta (3) e quinta (4), o trabalho resultou na coleta de 345 toneladas de resíduos.
Entre o material recolhido estavam galhos de árvores derrubadas pela força dos ventos e das chuvas – principalmente de palmeiras e mangueiras – além de muitas folhas, que foram se acumulando nas ruas e calçadas. As equipes retiraram também materiais inservíveis descartados irregularmente.
Para executar o planejamento proposto para a ação, a força-tarefa conta com 45 caminhões no auxílio às equipes de campo. São 26 caminhões basculantes trucados, duas pranchas, um caminhão-pipa, quatro caminhões basculantes toco, cinco caminhões carroceria e seis pás carregadeiras. Equipamento de peso para auxiliar nas ações de manutenção.
O coordenador do Polo Central Adjacente III do GDF Presente, Alexandre César, cita o motivo da união de esforços nos trabalhos que estão sendo realizados. “A demanda estava muito grande, a quantidade de lixo verde aumentou muito por causa das chuvas e também pela mudança de estação, o que levou à queda das folhas”, explica.
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Brasília (Conseg), Maria Celeste Bezerra, elogia o empenho do GDF na limpeza das ruas do Plano Piloto. “Isso impacta de uma maneira relevante, porque é um anseio da comunidade manter a cidade limpa. Essa ação do governo, o GDF Presente, é excelente. As pessoas se mostram satisfeitas, porque é o que queremos ver: a cidade limpa e o lixo verde recolhido”, avalia.
A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, reforça o empenho coletivo dos atores do GDF no serviço e faz um pedido para o descarte consciente de lixo. “Pedimos a colaboração da população para participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e resíduos nas ruas, calçadas e vias públicas”, ressalta.