Entre os condomínios Mini Chácara e Privê Morada Sul, etapas A e C, no Setor Altiplano Leste do Jardim Botânico, cerca de 20 mil moradores serão contemplados com aproximadamente 4 km de calçadas. Com investimentos de R$ 450 mil originários de emenda parlamentar dos deputados Robério Negreiros e Daniel Donizet, recursos da Novacap e da própria administração local, o primeiro trecho dessa obra já está concluído.
A área beneficiada é o calçamento que passa em frente ao condomínio Mini Chácaras e vai até o entroncamento da principal avenida do Altiplano Leste. Os trabalhos seguem na parte que vai da DF-001 até o Parque das Esculturas, sentido Paranoá.
“As obras já estão sendo realizadas e em breve serão entregues para a população”, adianta o administrador regional, Janio Rodrigues dos Santos. “Trata-se de mais uma grande conquista da população do Altiplano Leste e da região do Jardim Botânico.”
Cada uma das calçadas terá aproximadamente 2 km de comprimento, com 2,5 m de largura, possibilitando o trânsito tanto de pedestres quanto de bicicletas. Cerca de 30 contratações diretas foram feitas pela empresa responsável pelas obras.
Mais segurança
Morador e síndico do Privê Morada Sul Etapa C, o advogado Antônio Barra, 32 anos, afirma que a benfeitoria vai facilitar a vida de milhares de pessoas que trabalham no local e usam o transporte coletivo para se deslocar na região, além de incentivar o turismo rural.
“Temos mais de 3 mil pessoas que utilizam transporte público para chegar aos condomínios para trabalhar, e a maior parte delas desce dos ônibus dividindo espaços com carros”, observa. “A mudança trará conforto e qualidade de vida aos moradores da região que andam a pé ou de bicicleta. Recebemos mais de 300 ciclistas no final de semana.”
Gerente de uma loja de materiais de construção localizada em área comercial do Setor Altiplano Leste, Sandro Manoel Ferreira, 39 anos, pontua que as calçadas vão evitar muitos transtornos. “São fundamentais essas obras, pois já aconteceram alguns acidentes por aqui por falta de calçada”, conta. “Vai ser um benefício muito grande para os moradores e para quem circular por esse setor”.
Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto