Em razão das festividades, o atendimento nos Postos de Identificação Biométrica (PIBs) ocorrerá apenas em dias úteis, das 13h às 19h, para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O horário alternativo é válido até 5 de janeiro.
Nas unidades, o atendimento é realizado por ordem de chegada. Outra opção é agendar o atendimento em um dos postos do Na Hora, que funcionarão normalmente durante o período, das 7h às 19h.
A diretora-adjunta do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo afirma que a alteração do funcionamento dos PIBs não irá afetar o número de atendimentos.
“A quantidade de emissões se manterá, uma vez que os atendentes serão deslocados para o Na Hora, a fim de maximizar os atendimentos e ampliar a oferta de vagas”, diz a diretora.
Os meses de dezembro e janeiro, segundo ela, são os mais concorridos para a emissão de documentos. “Isso ocorre porque muitas pessoas aproveitam o tempo livre, período de férias escolares e recessos para emitirem as identidades. Por este motivo, recomendamos que as pessoas se programem e venham com antecedência”.
A carteira está em emissão no DF desde 21 de novembro e, até o momento, foram 23,4 mil unidades emitidas, uma média de 780 por dia.
O grande diferencial da CIN está na unificação dos dados dos brasileiros, a partir da utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número exclusivo de identificação do cidadão em todo o território nacional.
Outra inovação incorporada pela nova identidade é a inclusão de um QR Code, para facilitar a checagem rápida e eficiente das autoridades de segurança pública. As mudanças visam facilitar a fiscalização, mitigando as fraudes documentais e os riscos de pagamentos indevidos, além de garantir a integridade dos dados nos cadastros administrativos.