A Comissão de Constituição e  Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na manhã desta terça-feira (22), cinco títulos de Cidadão Honorário de Brasília e um título de Cidadão Benemérito. A juíza da Vara de Execuções Penais (VEP-DF), Leila Cury, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10), desembargador José Ribamar Oliveira Lima Junior, são algumas personalidades homenageadas.

De autoria do Wellington Luiz (MDB), o projeto de decreto legislativo 140/2024 concede a honraria à Leila Cury juíza da VEP-DF e coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Distrito Federal. Nascida no interior de Goiás, Cury chegou em Brasília em 1976. Formou-se em direito em 1987, pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF). 

 

 

Segundo Luiz, a homenagem é um reconhecimento pela atuação de Cury no combate à criminalidade no DF. “Há três décadas, a excelentíssima juíza Leila Cury vem executando relevantes trabalhos à sociedade do Distrito Federal, em especial ao combate ao crime que assola a capital do nosso país, entre outros trabalhos de igual relevância”, destacou o parlamentar.

Também da autoria de presidente da Casa, o PDL 132/2024 prestigia o desembargador José Ribamar Oliveira Lima Júnior com o Título de Cidadão Honorário de Brasília. Natural do Maranhão, Ribamar é graduado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Uniceub). Em março deste ano, assumiu a presidência do TRT-10 para o biênio de 2024/2026.

De acordo com Wellington Luiz, o título ressalta a trajetória profissional e atuação do desembargador no judiciário. “É inegável o importante serviço prestado pelo desembargador José Ribamar à sociedade do Distrito Federal. Esta homenagem é um reconhecimento à expressiva atuação em diversos e relevantes cargos públicos e do louvável trabalho desenvolvido no âmbito do Distrito Federal”, enfatiza.

Empresas

O PDL 89/2024, iniciativa do deputado Roosevelt Vilela (PL), homenageia Laura Oliveira Vieira. Nascida em Mato Grosso, Vieira é fundadora e presidente do Grupo Levvo, uma das maiores franqueadoras McDonald’s do Brasil. A empresa também desenvolve projetos que promovem a inclusão social e o empreendedorismo.

Na avaliação do parlamentar, Vieira faz jus à homenagem pelo o compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional no DF. “Sua sólida formação acadêmica, aliada à experiência internacional e à busca contínua por conhecimento, reflete sua determinação em contribuir significativamente para o progresso da sociedade”, destaca Vilela. 

 

 

Outro PDL 103/24, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), concede a honraria a Jorge Arruda Filho, diretor-presidente da Inframerica Aeroporto de Brasília. Natural de São Paulo, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Em sua trajetória profissional, o economista foi líder de Mercado de Capitais da América Latina e trabalhou no Chase Manhattan Bank e no Midland Bank.

Para Roriz Neto, a ampliação da oferta de serviços demonstra o sucesso da gestão de Arruda e a importância da homenagem. “Sob a liderança de Jorge Arruda, o Aeroporto de Brasília tem sido repetidamente reconhecido como o melhor do Brasil em sua categoria, expandindo voos internacionais, ampliando a oferta de alimentos e bebidas e varejo”, afirma o distrital.
 

Juventude 

 

 

De autoria do deputado Martins Machado (Republicanos), o PDL 108/2024 concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao deputado estadual por Goiás, Ricardo Quirino dos Santos. Nascido no Rio de Janeiro, o pastor evangélico também é radialista e ex-atleta de basquetebol. Quirino chegou ao DF, em 1996, onde iniciou um trabalho missionário voltado para promover a inclusão da juventude através do esporte e da cultura.

Em 2007 começou sua vida pública onde exerceu o cargo de deputado federal assumindo a suplência de 2008 a 2011, pelo Partido Republicanos Brasileiro (PRB), o atual Republicanos. “Quirino implantou a Frente Parlamentar em Defesa do Entorno do Distrito Federal para garantir políticas públicas eficazes na área. Em seu mandato, sua trajetória é marcada por um compromisso sólido com o bem-estar e os direitos da população, especialmente os mais vulneráveis”, destaca Machado.

O PDL 86/2024, também de autoria de Machado, concede o Título de Cidadão Benemérito de Brasília a Marco Aurélio Meneghetti, coordenador nacional do Jovens Republicanos. Ele é responsável pela pasta Ensino e Educação do movimento no Brasil, tendo experiência na área de administração, com ênfase em gestão de projetos, gestão de pessoas e gestão pública para juventude.

Para o distrital, prestigiar Meneghetti é uma forma de valorizar sua contribuição como representante da juventude brasiliense. “Conceder o Título de Cidadão Honorário de Brasília a Marco Meneghetti é  reconhecer o trabalho de um representante da juventude do DF que apresenta o nosso estado ao Brasil como Conselheiro Nacional e Distrital de Juventude”, frisa Machado.
 

Fonte: Agência CLDF