- PUBLICIDADE -

O governo está querendo apenas uma tropa em suas mãos, a sociedade uma polícia qualificada.

Acredito que palavras geram pensamentos, sentimentos, ações e resultados. A palavra tem grande poder. Precisamos avaliar nossos resultados na Corporação nos últimos anos, principalmente nos erros. Alguns termos utilizados diariamente mexem com o nosso imaginário, influenciando diretamente em nossas ações. Alguns sempre me chamaram a atenção. Tropa é um deles. Tropa está diretamente ligada a tropeiro. O termo significa: “condutor de tropas de animais”, “condutor de bestas de carga”. O outro termo interessante é “adestramento”, também ligado a animais. Significa “tornar destro”, “exercitar”, “instruir”, normalmente “equinos”.

320914_324610524314930_2033793347_n

Ainda sobre o termo “tropa” podemos afirmar que ele está ligado a “grupo de militares”, ou seja, “grupo de pessoas reunidas; multidão, caravana de animais de carga; tropa de burros, grande porção de gado vagando em marcha”.

carga

Em minhas aulas de chefia e liderança sempre disse aos meus alunos que o comandante nunca se colocava junto a “tropa”, pois o líder precisa ter visão do todo, ou seja, precisa ver o que está a frente e em sua periferia. Pela definição, aquele que está na “tropa” não possui visão periférica, por isso está na massa, na multidão, as vezes sendo massa de manobra, como o gado que é tocado para o curral. Uma forma de sair da “tropa” é passar a ter visão periférica, ou seja, uma visão do todo. Conseguimos isso por meio da busca pelo conhecimento.

Aliado ao termo “tropa” recentemente vi a expressão “tropa de caçadores”, uma forma de motivar a “tropa” a agir. Afinal, o que significa o termo       caçador? Ele significa “aquele que pratica caça, ou seja, perseguição a animais, ou costuma caçar, para alimentação ou defesa, por esporte, ou por instinto”. Normalmente é considerado um “cão farejador”. Vai além a definição, pois pode ser “aquele que persegue, que busca de modo energético ou insistente, diz-se do soldado que pertence à infantaria ou à cavalaria ligeira, batalhão de caçadores”.

É interessante que ambos os termos estão e são muito utilizados no meio militar. As definições nos dicionários remontam ao militarismo. As transformações que estamos passando em nossa Corporação nos remontam a uma reflexão. Estamos em uma transição do militar para o policial. Ainda somos um hibrido. Uma confusão que nos remete ora para o militar, ora para o policial. O que fala mais alto em nós hoje? Somos caçadores? Somos tropa? Somos uma tropa de caçadores? Precisamos tomar cuidado, pois existe um ditado que diz: “Uma dia é da caça, outro dia é do caçador!”. Precisamos definir quem somos e o que queremos! Sou policial, cidadão! E você? #Desmilitarizaçãocultural#

basespm_620x465

Fonte: https://policiamentointeligente.com.br/o-governo-esta-querendo-apenas-uma-tropa-em-suas-maos-a-sociedade-uma-policia-qualificada/

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -