O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (02/07), o cronograma com a reabertura de atividades, incluindo as escolas públicas e privadas.
De acordo com a publicação, as escolas, universidades, faculdades da rede de ensino privada podem voltar a funcionar a partir de 27 de julho. E a data para retorno das unidades públicas é 3 de agosto.
O decreto do governo local estabelece os protocolos e medidas de segurança para cada um dos setores.
As escolas, por exemplo, devem higienizar as cadeiras e mesas de uso coletivo regularmente. As carteiras, cadeiras e mesas precisam ficar a 1,5 metro de distância uma das outras. Os estudantes também têm que respeitar esse espaço.
A norma proíbe o funcionamento de bebedouros nas unidades de ensino. No caso de uso de ar-condicionado, a manutenção e a limpeza dos filtros têm que ser feitas diariamente. O uso de catracas e pontos eletrônicos por biometria fica suspenso.
Os horários de intervalo, refeições, saída e entrada de salas de aula, bem como de horários de utilização de ginásios, bibliotecas, pátios devem ser escalonados a fim de evitar aglomeração. As instalações devem passar por limpeza geral e desinfecção antes da reabertura da escola.
Confira as datas de reabertura das atividades
07/07 – Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos, além de academias de todas as modalidades de esporte;
15/07 – Bares e restaurantes;
27/07 – Escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino privada;
03/08 – Escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública.